rap angolano 2016

Com 2015 no fim, os ouvintes começam a fazer a lista dos álbuns que devem esperar em 2016. Posso adiantar-vos que 2016 será promissor, bem, pelo menos é o que parece.

O meu trabalho hoje é prever e esperar que todos estes álbuns não só sejam lançados, mas que sejam tão bons quanto eu os tenho imaginado. É claro que alguns irão desapontar, outros nem sequer verão a luz do sol, mas isto faz parte do processo.

Assim sendo, eis a lista daqueles que eu acho serem os álbuns mais esperados de 2016. Atenção, eu escrevi álbuns, não EPs, nem mixtapes.

Kalibrados – Diários da República

FB_IMG_1451472763434

Os Kalibrados estão de volta… E quando digo “de volta” não me refiro apenas ao facto de terem um novo disco às portas. Refiro-me também ao facto de terem voltado à sua formação inicial. Pois é, com o Mister K de volta ao grupo (depois de uma curta passagem pelo kuduro/semba, até já nem sei mais), o álbum Diários da República que estava previsto para 2015 teve que ser reestruturado.

Novas estrofes foram incluídas, novas fotos foram feitas para a capa do álbum, e parece que também um novo espírito abunda no seio do grupo. Há muito que se diga sobre a música “Lombongo” não só foi a primeira música dos “renovados” Kalibrados mas também trouxe de volta aquela identidade que os caracteriza.

Denexl – A Arte do Pelendoce

FB_IMG_1451472913274

Depois de ter lançado o álbum “Dentro E Fora Do Meu Quarto” (2007) e o EP Linhas de Recarga (2009), Ti Dené (como também é conhecido) fechou-se para terminar a sua formação na Rússia. No entanto fomos nos contentando com algumas participações que foram saindo e um ou outro som solto. Nós somos pacientes, soubemos esperar… Agora que o assunto da formação foi arrumado, é hora de cobrarmos A Arte do Pelendoce, 7 anos depois.

As músicas “Sobrevivente” e “Mi Ta Rima” tiveram uma óptima aceitação por parte do público, entretanto, 2015 foi um ano “mudo” para Denexl, esperávamos por mais um cheirinho daquilo que seria o seu novo álbum.

Vamos esperar que esta ausência não se verifique em 2016 e que o álbum realmente saia, como previsto.

Zona 5 – Libertuz

Zona 5

Os Uver Boys estão em estúdio outra vez, Libertuz é o álbum. A música “Estragar Tudo” é a primeira música promocional, já toca nas rádios e a circula pelos diversos blogs nacionais, mas na verdade eu estou mesmo a espera da segunda música promocional, intitulada Pablo.

Ouvi o instrumental e estou curioso para sentir o resultado final… Pior que isso, é ter mais curiosidade ainda em ouvir o remix dessa música (ya, eu tenho informações privilegiadas :-D).

Mais um álbum que sairá sob tutela da LS Produções, adivinha-se mais uma enchente nas vendas por parte dos “meninos da Maianga”.

Kid MC – Dois Lados Da Mesma Moeda

Kid MC - O Apagar da Esperança Feat Paulo Flores 2015

Este será o 4º álbum de originais do “MC de Raiz”. o 4º sob chancela da MadTapes. Permanência e O Apagar da Esperança, este último com participação de Paulo Flores, foram as músicas promocionais lançadas em 2015.

Nelas podemos ver que em 2016 teremos o mesmo Kid MC a que já nos habituamos. Apesar de não ter sido revelado mais detalhes sobre o álbum, sabe-se que Paulo Flores, Cfkappa, Boss Alírio e Denexl são alguns dos convidados desta “moeda”.

Força Suprema

Força Suprema

Acho que uma das frases que mais ouvimos em 2015 nos projectos dos integrantes da Força Suprema foi “álbum da FS na cozinha”… Pois é, está a chegar a altura de sair da cozinha e ser servido. NGA, Masta, Don G e Prodígio têm estado a preparar aquele que será o novo álbum da Força Suprema, não conseguimos saber o título do álbum mas a previsão de lançamento é durante o ano de 2016.

MC K – Valores

 mck-album

Ndengue Bebé” comprometeu-se em cumprir com a periodicidade definida por ele mesmo para o lançamento dos seus álbuns, e em Abril de 2015 anunciou no seu Facebook oficial o álbum “Valores” para o ano de 2016.

Nada mais se sabe sobre o referido álbum, está tudo a ser tratado no segredo dos deuses.

Keita Mayanda – AnosLuz – Introdução ao Afrofuturismo

Keitamayanda2

Em Setembro de 2012, Mayanda publicou no seu Facebook oficial que havia chegado o momento do fecho de um ciclo e consequentemente a abertura de outro, era o anúncio que os seus fãs esperavam há anos, o início do processo de gravação do seu novo álbum. 2016 foi a meta que o mesmo estabeleceu para o lançamento do seu segundo álbum de originais, estamos confiantes que será desta.

E vocês devem estar a se perguntar que história é essa de Afrofuturismo… Imagine uma viagem ao futuro, com elementos hi-tech, mas ao mesmo tempo com toques de ancestralidade. Assim podemos entender o Afrofuturismo, movimento pluridisciplinar que utiliza a música, as artes plásticas, a moda, entre “otras cositas más”, e que estabelece o encontro entre a história, o resgate da mitologia e cosmologias africanas com a tecnologia, a ciência, o novo e inexplorado. Fonte: Mequetrefismos

X da Questão – Valores de X

X da Questão Big Hernani

X da Questão tem adiado o lançamento do seu primeiro álbum há já uns bons anos. Por pouco não incluiria “Valores de X” nesta lista, precisamente por não ter a certeza de que seria lançado em 2016.

Mas há algumas semanas pude constatar que afinal o álbum poderá ver a luz do sol em 2016, X da Questão está em estúdio, algumas músicas já estão gravadas, outras já estão estruturadas, prontas para serem gravadas. Vamos esperar que esta motivação permaneça, para o bem dos nossos ouvidos.

Girinha – TPM

Girinha

Para quem não sabia, TPM é o título do álbum da Girinha. E sim, o significado é mesmo este que vocês estão a pensar, não tem outro. Quando conversei com ela no princípio deste ano, ela tinha Agosto de 2015 como meta, dentro de mim eu disse “ok, então em 2016 o álbum estará nas ruas” (por favor, não me mates quando leres isto).

Acredito que muitos ainda estejam céticos quanto ao lançamento deste álbum, mas posso vos dizer que de 2016 não passa. Tia Gi, a pressão está do teu lado.

Organoydz SS – Somente Imaginando

Organoyd ss

Este era com certeza um dos álbuns mais esperados do rap nacional, principalmente pelo denominado movimento underground.

Depois de muito tempo na lista do “brevemente” e quando já se tornavam moribundas as esperanças, caíram na net as fotos que davam conta de que o cd físico já se encontra em Luanda.

Entre euforias e de quem esperava por isso, surgiu outro brevemente: a data da venda. Mas é certo que em 2016 teremos o produto na casa. Estamos a espera já com os dicionários nas mãos!

Xtremo Signo – Opinião Pública

Extremo Signo - Meu Naco

O álbum “Opinião Pública” é outro que tem sido aguardado há já algum tempo. Depois de ter lançado o álbum de Ready Neutro, TENDR, a Yebba prepara-se agora para apostar na obra discográfica do Imperador das Punchlines.

A informação foi confirmada pelo CEO da Yebba Ent, 2016 com certeza será o ano em que teremos todos uma Opinião Pública.

“Aqui só posso dar 12 barras, aguardem Opinião Pública”.

DaBullz – Entrelinhas

Da Bullz

Por último, DaBullz… O homem partiu mas a sua obra será eterna, o álbum “Entrelinhas” está 90% concluído, faltando apenas alguns detalhes.

A Cérebro Records ficou com a responsabilidade de editar e comercializar o álbum deste mestre-de-cerimônias que era querido por muitos. Por isso, aguardem por mais “chuva” em 2016.

Então, achas que tem mais algum álbum que devia constar desta lista?