Início Artigos Phay Grand "O Último Moicano do Rap Alternativo" (Por Soba L)

Phay Grand "O Último Moicano do Rap Alternativo" (Por Soba L)

10

phay-grand

A história do Rap Brasileiro tem sido imortalizada por exímios compositores ao longo destas duas décadas. Uma história edificada pelos Poetas magistrais da velha escola como: Gabriel, Eduardo, Brown, Mv, Marechal, Gutierrez, e que tem sido sedimentada pelos alunos da nova escola como: Fluxo, Neil Sentimentum, Kamau, Emicida, Rashid e Projota. Com efeito, nenhum dos senhores supra citados, cuspiu doutrinas alternativas, contundentes e rústicas como o Sabotage. Sabotage foi o anti herói do Rap Brasileiro, com uma postura contra cultura, subversivo e intervencionista, Sabotage foi a CNN das favelas brasileiras.

O percurso do Rap Português tem sido marcado por compositores fascinantes nas últimas duas décadas. Um itinerário que foi arquitectado pelos Poetas sublimes da velha escola como: AC, Mundo, Chullage, Fusível, Valete, Sam The Kid, e que tem sido regenerado e revitalizado pelos alunos da nova escola como: Nokas (Infinito), Jimmy P, Jêpê, Each, Sacik Brow e Invisível.

Entretanto, nenhum dos senhores acima referenciados cuspiu doutrinas alternativas, contundentes e rústicas como o Allen Halloween. Halloween é o anti herói do Rap Português, com uma postura contra cultura, subversivo e intervencionista, Halloween é a CNN dos subúrbios lusitanos.

image25255b1525255d2

Quando se escreve sobre as memórias do Rap Angolano, é extremamente argiloso precisar datas, tal qual na história da nossa independência política, os discursos são tudo menos consensuais, há quem diga que o país foi libertado a norte, outros defendem as revoltas do sul, centro e vice-versa. Há quem diga que os primeiros registros fonográficos do Rap Angolano foram registados na Maianga, outros defendem os Combas (Feira Ngoma) e vice-versa.

Em fim, A caminhada do Rap Angolano tem sido notável e memorável, sobretudo pela competência e destreza daqueles que são os Poetas da velha escola como: Klever, Rage Sense, Wawuti, Raf Tag, Mayanda, Mck, Matafrakuxz, Yannick, e apesar da falta de consenso e convergência na passagem das estafetas, essa caminhada, do Rap Angolano, tem sido consolidada pelos alunos da nova escola como: Ngana, X Da Questão, CFK, Kid Mc, Dji Tafinha, Fly Skuad e Abdiel. Todavia, nenhum destes senhores cuspiu doutrinas alternativas, contundentes e rústicas como o nosso mano Phay Grand O Poeta.

Phay Grande é o anti herói do Rap Angolano, com uma postura contra cultura, subversivo e intervencionista, Phay Grand é a CNN dos ghettos angolanos.  Uma cena mesmo alternativa, experimental, aquela sonoridade suja, Real Talk, sem grandes operações de cosmética. Pela ousadia e criatividade, Mad Propz ao nosso compatriota. Respeito!

PS: É só uma dica, cada um tem a dele esta é a minha dica.

Texto Por: Soba  L || www.sobalismo.blogspot.com

10 COMENTÁRIOS

  1. PHAY GRAND O POETA O MELHOR LIRICISTA DE ANGOLA…………EU AMO AS DICAS DELE PAZ E AMOR COMO ELE PRÓPRIO DIZ COTA É COTA NÃO VAMOS DÚVIDAR

  2. eram dois ele e seu komone…
    kota é kota não tao a duvidar…
    uma bela sexta…
    te travam… e te complica e se não tens nada te fatigam…
    já não é 9vidade todo brada quer se bardear dasta ter 16 anos quer ser guesta quer roubar…
    então gravas um som mais o mabo não aparece a radio se esquece..
    se tem um week mc tira o pé

  3. concordo em parte com a opiniao do autor deste artigo, particularmente também chego a acreditar que Phay grande é sem sombra de duvidas dos rappers mais autenticos se tiver que compara-lo com todos os rappers ANGOLANOS que até aqui tive a oportunidade de ouvir…o mano é igual a si mesmo nao se confunde com ninguem, aborta as questoes de forma nua e crua, ao contrario de muitos manos que precuram enbelezarn as palavras( o que nao é pecado)…

  4. Sinceramente falando, o kota tem o dom de cantar, e transmitir muito ensino através das suas musicas… E ficam bem na memoria dos que as ouvem pork ele é natural e a sua linguagem(vulgar) atrai a atenção de quêm goxta de poetas.. Halla

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here