CQC – Qual a tua opinião sobre a nova constituição de Angola?
Denexl: Uma opinião muito subjectiva, e sem tocar nas divergências e convergências que esta nova lei trás, acho que o fundamental e essa nova constituição seja realmente a lei máxima para todos sem exepção como diz o artigo 23.
CQC – O resultado das eleições partidárias em Angola “Mais de 80% de votos para o MPLA”, será fruto de um bom trabalho(do MPLA), ignorância do povo, medo, ou há outro possível factor??
Denexl: Ignorância talvez, mas o posso sabe muito. Medo possivelmente da questão “ quem poderá suceder ao partido majoritário”. A verdade é que muitos acreditam que seguindo o MPLA no puder, depois de tantos anos, pode haver mudanças grandiosas. Poucos crêem que uma revolução politica pode vir a ajudar dar um toque ao pais.
CQC – Quais seriam as bases para um desenvolvimento(real) de Angola?
Denexl: Para toda África e todos países do terceiro mundo, seria um melhoramento na educação, saúde, alimentação e enfim bem estar social. E tudo isso passa por um melhoramento das políticas exercidas nestes países.
CQC – O rumo do Hip-hop em Angola não positivo ou negativo?
Denexl: Qual rumo concretamente!? heheheh. O hip-hop em Angola esta a tomar o rumo que como em todas partes do mundo. Começamos quase todos da mesma forma e agora cada um está a tomar o seu caminho. Infelizmente não me encontro em Angola neste momento, mas segundo o que escuto o Rap em Angola já ganhou mais respeito dos meios de comunicação social e de pessoas individuais que antes nгo podiam nem ouvir falar em Rap. Eu estou dentro deste movimento, por isso para mim й uma alegria ouvir que o Rap nacional em Angola não agora escutado em quase toda parte… Isso sem falar ainda em estilos e diferenças ideológicas.
CQC – Do que tens acompanhado do Rap Angolano, quais rappers podes apontar, como tendo um “futuro promissor”??
Denexl: Não tenho muitas referencias novas infelizmente e de futuro promissor depende muito a determinação do rapper ou artista. Mas em exemplo de alguns que podem até não ser tão novos: Edu ZP, CFK, Filhos da Arte, Muralha, X da Questão, Faradai, Flagelo Urbano, Phay Grande, Kid MC, Reais Camaradas, Dega, Raf, Asilo Poético, Fly Skuad, Analógicos, e em tempos tive a ouvir uns sons dum jovem Mona Dya Kidi que me cativaram, principalmente pela forma e as dicas que o dred dropa.
Agora já estamos a entrar também na fase dos artistas terem um promotor ou empresário (Manager), mas um artista não se pode prender esperando ser promovido, tem que aprender a se auto-promover
CQC – No Brasil posso citar o rapper Mv Bill, que apesar de não ter muito, não dos maiores activistas sociais do pais. Já te passou pela cabeça fazer algo parecido?
Denexl: Yeah, é tudo que um cidadão que realmente ama a sua terra e o seu povo gostaria de fazer. Ajudar mesmo com os poucos meios quem necessita. Não tenho planos por agora, mas sim, sempre gostaria de fazer algo mais pelo meu pais.
CQC – É de conhecimento de todo mundo que tens projectos a solo e agora os do Mad… Hemoglobina, só mesmo boas lembranças??
Denexl: Ainda não decidimos nada, embora que por experiências de outros depois dos membros de um grupo começarem a lançar álbuns solo as coisas se complicam. O desejo do Mad e do Denexl sempre foi continuar o projecto Hemoglobina, mas o facto de nos encontrarmos distantes um do outro infelizmente nгo faz que isso seja possível, ou seja, esse tem sido um tempo importante para nos decidir-mos continuar ou não o projecto. Na actualidade o grupo existe, amanha saberemos se se dissolvera ou não.
CQC – Quais teus projectos “encravados” neste momento??
Denexl: Tenho mais um EP ai por sair para a internet e depois o segundo álbum. Há outros projectos como lançamento do primeiro volume de coletâneas que continuarei a fazer como o caso da Recolha que trabalhei com o Mad. Sei que dessa vez, eu aparecerei nelas como Produtor. Projecto conjunto com Paiol Sonoro de Moçambique, com um produtor angolano Paulo York, participações em mixtapes, como de exemplo a Ultimo Samurai 2 e mais dicas que ainda não estão bem acertadas.
CQC – O que mais te atrai, produzir ou ‘dropar’??
Denexl: Últimos tempos mais produzir, tenho estado a morrer de alegria com os meus próprios beats… Naquela fase de ouvires e parecer que não só teus beats sabes?!?! hhehe. Mas ainda há muito que andar e aperfeiçoar!!
CQC – Qual a diferença, para ti, entre um RAPPER e um MC??
Denexl: Muitos citam como diferença que os RAPPERs fazem musica para vender, e os MCs fazem musica por amor. Não discordo até um certo ponto, mas para mim a diferença consiste em que o RAPPER não aquele que simplesmente representa, que pode mesmo até dropar textos ou versos que não são dele, nesse caso acaba por ser um artista sem suporte próprio e que estão ai porque a moda o chamou… Resumindo os RAPPERs são Hiphopers de ocasião.
MC é aquele que trás knowledge, trás sentimento, e também recriação a quem o escuta, não por um momento mas sempre que é escutado.
CQC – Can Angola 2010… Qual analise podes fazer da participação dos Palancas Negras??
Denexl: Não sou bom critico desportivo, mas gostei da participação dos nossos palancas. Epah, triste pelo campeonato ter sido em casa (Angola), de haver investido tanto em infra-estruturas e num treinador es
trangeiro e mesmo assim não havermos chegado nem na final. Mas gostei da nossa única vitória, ahahah.
CQC – De certeza que todo mundo quer saber do que achas sobre a nova vibe do Mad??
Denexl: ahahah, yeah, й normal. Bom eu dividi este assunto em 2 partes: A parte intima e a parte Artística (o Homem e o Artista), e assim vou actuando. Apoio e apoiarei o Mad sempre que ele necessitar, moralmente ou de outra maneira, eu e ele não temos problemas porque não limitamos a nossa amizade no hip-hop. Ele esta a viver a sua evolução musical da forma dele e eu da minha forma e isso não deve interferir na nossa amizade de mais de 10 anos.
CQC – E se este apoio ao Mad passa-se por participares do álbum???
Denexl: No meu novo álbum o Mad estará presente como produtor e vocalmente. Sempre que tivermos eu e o Mad numa faixa a cena será Hemoglobina na casa!! hehehe
CQC – Muita gente tem dito que os blogs, são uma grande ajuda “a evolução” da pirataria. Como blogueiro que és “www.volumesons.blogspot.com“, qual a tua opinião sobre isso?
Denexl: Não concordo, isso é muito subjectivo. Antes dos blogs já havia programas como emule e outros que foram criados exclusivamente para isso. Mas como disse, é subjectivo. A pessoa quando curte de um artista não se limita a ouvi-lo por internet ou Mp3, ela tem vontade de comprar os discos de forma a apoiar o musico que ele curte e não só. O problema e que a internet em si, é um grande problema para os artistas e não só…ahahah, por isso não vejo porque apontarem agora o dedo aos blogues.
CQC – Rap & Kuduro… Vejo a história do Kuduro muito parecida a do Rap quando começou em Angola(Isso não é música, hehe). Vês como algo negativo, as famosas fusões???
Denexl: Eu sou daqueles hiphoppers resistentes, conservadores, não me vejo a fazer coisa do gênero. Mas algo negativo não, simplesmente acho que quando entras numa musica que não seja do teu estilo, tens que mesmo assim saber preservar a tua filosofia, a tua vibe e não fugir daquilo porque estas a participar num outro estilo.
CQC – Denexl, quando ouvimos esse nome, temos em mente um rapper de referencia(que podemos chamar de sucesso) no circuito underground. Isso deve-se mais ao trabalho duro ou talento??
Denexl: O talento claro é um requisito fundamental para que o teu produto seja valorizado e respeitado. Mas se acrescentas a isso trabalho árduo, darás a conhecer a mais pessoas sobre o teu produto ou a tua musica no caso. Por isso, acima eu me referi a auto-promoção, se ficas sentado e não fazes nada man, não terás sucesso em nada. Eu vejo cá em Moscovo artistas, fudidos, talentosos de musica clássica, orquestras e etc, a tocarem no metro, nas ruas, a participarem em concursos de televisão e coisas parecidas. Ou seja, se acreditas em ti e no teu talento tens que te mostrar.
CQC – Achas que sem talento, só com dedicação alcançar-se-ia sucesso??
Denexl: Isso é um assunto muito relativo, que depende de vários factores. Há muitos artistas que não mostram talento, mas que com a ajuda de um bom P.R. conseguem espalhar a sua imagem e em consequência um relativo sucesso! Mas eu sou pelo talento e amor pelo que se faz antes do sucesso, não vejo alma em trabalhos que somente dependem de um bom marketing…mas sublinho outra vez que se não tiveres preguiça e desmoralização o sucesso cruzara no teu caminho.
CQC – Vês em Angola algum dia o Rap Alternativo estar “acima” do rap mais “comercial” em termos de popularidade???
Denexl: Hummm, epa, eu nem nunca pensei nisso mano. O Alternativo nem deve estar preocupado com esse aspecto, a musica feita no Underground ou Alternativo é uma musica com espírito e alma, é uma musica viva. Por isso, não nos devemos preocupar em estar melhor ou pior, acima ou a baixo. Ou seja, música com espírito para mim está sempre ACIMA, está sempre MELHOR..ahahah… Devemos preocupar-nos em fazer a nossa musica com mais profissionalismo sempre dentro da essência.
CQC – Acompanhando o teu blog, vi rappers que estão de alguma forma a ser projectados por ti. Tem muitos rappers/publico angolanos na Rússia???
Denexl: Nada, somos poucos, a comunidade é grande, mas são poucos amantes de rap, e rappers acho que somos só 5.
Há pouco tempo atrás postei no meu blog “www.volumesons.blogspot.com” sons de um rapper que também esta estudando cá, Eritson, são sons que ele gravou no meu home estúdio e epa, decidimos chutar para o pessoal ouvir e avaliar.
CQC -Para fechar, últimas considerações, propz e tal…
Denexl: Bom, queria só acrescentar que temos que aprender a respeitar o trabalho dos outros, pincipalmente a quem também é artista e entende do assunto.
E sempre aquela dica, quem curte de Denexl, sabe que a cena nunca tem datas certas, mas como disse acima, estou em estúdio preparando mais um EP para free download e o segundo álbum … Sempre com rimas e beats a medida do artista…E desejar pra já que nesse blog sigas mostrando aquilo que curtes sem quaisquer barreiras. Abraços a todo people…Tá Porreiro!!