O ex-ministro da Cultura do Brasil Gilberto Gil se declarou, em entrevista publicada hoje no jornal espanhol El País, contrário a punições à pirataria na Internet, exceto em casos de grande consenso social. O cantor e compositor pediu demissão do cargo público em julho do ano passado, depois de cinco anos e meio a frente da pasta da Cultura

Gil afirmou que as liberdades dentro de uma sociedade democrática estão em jogo. E disse que os limites às possibilidades que a tecnologia oferece ao público teriam que ser estabelecidos depois de um amplo debate democrático.

A declaração vai contra a posição das principais gravadoras. Em junho, a Associação Americana da Insútria Fonográfica venceu um processo nos Estados Unidos que condenou uma mulher a pagar 1,9 milhão de dólares a seis gravadoras por fazer download ilegal de suas obras. A americana Jammie Thomas foi condenada a pagar 80 mil dólares por cada uma das 24 músicas que baixou.

Gilberto Gil afirmou que no terreno cultural é preciso buscar um equilíbrio entre o interesse comum e a agenda do mundo capitalista.


Fonte: InfoAbril

Categorias: Artigos

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net