Mixtape

Tenho postado ultimamente algumas mixtapes, e sempre que estou a preparar o post me pergunto… O que é afinal uma mixtape??


Caí no Google e efectuei uma pesquisa, procurando esclarecimentos, e encontrei essa matéria, que compartilho aqui com vocês. Leiam, bem interessante a cena…



Seguindo ao pé da letra, mixtape não é nada mais, nada menos do que uma fita mixada. Explicando de forma mais detalhada, essa fita é nada mais que um espaço para uma colectânea de sons. A história das mixtapes se remete ao início do hip hop, lá por volta de 1980, nos Estados Unidos. Apesar delas já existirem antes, ficaram famosas a partir daí..



Mixtape é uma compilação de canções, normalmente com copyright e adquiridas de fontes alternativas, gravadas tradicionalmente em cassete. As canções podem encontrar-se de forma sequêncial ou agrupadas por características comuns como ano de publicação, género e outros aspectos mais subjectivos. Como consequência também tem surgido mixtapes de vídeos.

Mixtape

As primeiras e mais comuns mixtapes eram bootlegs em formato stereo 8, se vendiam nos chamados mercado das pulgas e em postos de gasolina desde os finais dos anos 60 até o começo dos 80 com nomes como Super 73, Country Chart Toppers ou Top Pops 1977. As compilações com o ano no título só podiam ser postas a venda antes do natal e no começo do ano, conseguindo assim bons resultados de venda.

Mixtape 8 Stereo

Com a chegada do som digital para os consumidores de todo o mundo, a criação e distribuição das mixtapes tem evoluído de formato, os CDs e MP3 tornaram-se o método de escolha contemporânea, mas o termo mixtape ainda é comummente utilizado, mesmo para mixagens, em diferentes suportes (CD, MP3, MiniDisc, cassete, 8 track, etc.).

A tarefa de fazer uma mixtape sempre foi mais ligada aos Djs. Os maiores representantes dessa primeira etapa foram os lendários Grandmaster Flash, Afrika Bambaata, Furious Five entre outros. Ter uma mixtape significava poder ouvir os sons que tocavam nos clubes a hora que desse vontade, seja no carro, naqueles grandes rádios que os b-boys carregavam ou mesmo em casa. Já em um segundo momento, por volta dos anos 90, as fitas receberam um novo tratamento.

Mixtape

O renomado Dj Clue passou a não apenas seleccionar sons e disponibilizar em um mesmo lugar, agora ele abria espaço para encontros musicais exclusivos e freestyles dos emcees. Isso também permitia que novos talentos aparecessem, pois antes só quem fazia sucesso tinha lugar garantido. Esse trabalho rendeu um contrato com a gravadora Roc-A-Fella, em 1997, que permitiu o lançamento de dois álbuns que ganharam discos de platina (ou seja, mais de 300 mil cópias vendidas), sem ter vídeo clipe e nem nada!


Você pode fazer a sua própria mixtape. Isso mesmo! Basta juntar os sons que você mais curte e gravar em um CD ou, sendo retro, numa fita K-7 mesmo. Há sites e programas na internet que facilitam essa “confecção”, como por exemplo o muxtape. Lá você cria a sua conta e faz o upload de 12 músicas. Se você curte esse lance todo, aproveite que a fita mixada está voltando com cada vez mais força.




Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net