O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
História da data (14 de fevereiro) – Origem do Dia de São Valentim
A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, tendo também se casado, tudo isto de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor…
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine’s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Conheça a história da data (12 de Junho) no Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.
Fonte: Sua Pesquisa || Wikipedia
2 comentários
Jó Ágape · 14 de fevereiro de 2013 às 08:41
O dia de São Valentim — qual a sua origem?
JÁ ENVIOU ou recebeu um cartão ou um presente no dia de São Valentim? Em muitos países é costume enviá-los em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim [‘Dia dos Namorados’]. Supõe-se que este dia seja celebrado pelos que se amam. Mas como se iniciou este costume?
O Dicionário de Frases e Fábulas, de Brewer (em inglês), diz: “Valentim, São. Sacerdote de Roma, que foi preso por ajudar os cristãos perseguidos. Ele se converteu e, . . . foi morto a pauladas. Seu dia é comemorado em 14 de fevereiro . . .
“O antigo costume de se escolher Valentins [namorados] tem apenas relação acidental com [o] santo, sendo basicamente um vestígio da antiga festa romana chamada Lupercais . . . ou da associação com a época de acasalamento dos pássaros. Era marcada por se dar presentes, e hoje em dia por se enviar um cartão no qual aparecem representações de cupidos, corações flechados, etc.”
E o que tem a ver Cupido com o Dia de São Valentim? A mesma fonte diz: “Cupido (em lat[im] cupido, desejo, amor). O deus romano do amor, identificado com o deus grego Eros. Usualmente é representado como um belo menino com asas, de olhos vendados e carregando arco e flechas.”
A Enciclopédia World Book dá informações adicionais, apresentando diversas teorias sobre a origem dos costumes do Dia de São Valentim. “De acordo com uma história, no terceiro século de nossa era, o imperador romano Cláudio II proibiu os homens jovens de se casarem. O imperador achava que os solteiros eram soldados melhores. Um sacerdote chamado Valentim desobedeceu a ordem do imperador e, secretamente, realizou o casamento de jovens casais. . . . Muitas histórias dizem que Valentim foi executado em 14 de fevereiro por volta de 269 A.D. Em 496 A.D., o Santo Papa Gelásio I fixou 14 de fevereiro como Dia de São Valentim.”
Independentemente da verdadeira origem do costume, é evidente que está arraigado em antigas crenças pagãs e no rol dos chamados “santos” da cristandade. O Dia de São Valentim é também uma desculpa para exploração comercial de um público não raro desinformado. — 2 Coríntios 6:14-18.
cheap hermes black wallet · 15 de janeiro de 2014 às 17:07
gucci ii pink purfume Dia dos Namorados – Conheça a Origem da Data | Cenas Que Curtimos
Os comentários estão fechados.