Chegados a dezembro, urge a tradicional seleção do que melhor aconteceu ao longo dos últimos 12 meses. Este ano, a tradição ganha especial relevo quando todos ansiamos por boas vibrações para esquecer, nem que por breves instantes, o tanto de mal que este fatídico 2020 nos trouxe. Assim, anunciamos-te que a BANTUMEN vai lançar o concurso TheBestBANTUMEN2020.

A ideia foi alinhada por mim, Eddie Pipocas, chefe de redação da BANTUMEN, e limada por um dos maiores conhecedores do movimento hip hop dos PALOP e a quem carinhosamente apelidamos de sommelier de hip hop, o Cenas, fundador do mítico blog Cenas Que Curto.

O #TheBestBANTUMEN2020, nesta primeira edição, vai focar-se na escolha do melhor artista e o melhor projecto musical dentro da cultura Hip Hop entre os PALOP e Portugal.

Em 2021, que esperamos sinceramente ser um ano mais prolífico na cultura em geral e que vai, finalmente, arrumar a pandemia num canto sombrio das nossas memórias, possivelmente vamos alargar a competição a outras categorias.

Ambos os prémios vão ver concorrer 16 nomes. Para o Melhor Projeto podem concorrer álbuns, mixtapes e EPs, com data de lançamento entre 15 de dezembro de 2019 e 14 de dezembro de 2020. A eleição do Melhor Artista vai ter por base o músico que mais pipocou (perdoem-me a piada tansa) este ano.

E como vamos selecionar os nomeados, perguntam vocês? Ora, primeiro, vamos nós, BANTUMEN e Cenas, selecionar os 16 melhores projetos e artistas que mais se destacaram.

Estes 16 artistas e 16 projectos musicais vão estar associados a um número e serão sorteados em grupos de dois para posteriormente competirem entre si. O público vai, entretanto, votar em quem deverá passar às fases seguintes: quartos de final, meias finais e final.

Sorteio acontece hoje, dia 15 de dezembro a partir das 20 horas de Cabo Verde, 21 horas de Portugal, 22 horas de Angola e 23 horas de Moçambique.

Sendo que as votações estarão abertas a partir da meia-noite de 16 de dezembro.

Fiquem atentos às redes sociais. Let the game begin.

Fonte: Bantumen