Início Audio O Negócio Da Música “Os maiores realizadores de videoclipes da lusofonia”

O Negócio Da Música “Os maiores realizadores de videoclipes da lusofonia” [Áudio/Vídeo]

0

O novo episódio do podcast “O Negócio da Música teve como tema O papel dos realizadores de videoclipes. Para falar da importância desta profissão e qual o contributo para a indústria musical, estivemos a conversar com Nuno, fundador e realizador da empresa de áudio visual BlackRose, o luso santomense JayCee, da Digital Motion, e o angolano Malef, fundador da Malef Films.

O podcast teve a moderação de Décio Faria, do blogue Cenas Que Curto, especializado em rap lusófono e Eddie Pipocas, jornalista e produtor de conteúdos da BANTUMEN.

Este podcast também marca a estreia da BANTUMEN no Twitch, uma plataforma de streaming, que surgiu em junho de 2011 e que tem como principal foco a transmissão de videojogos, incluindo Playthroughs, além de também exibir várias competições de e-sports. O conteúdo pode ser transmitido ao vivo ou on-demand.

O trio de realizadores convidados partilharam várias histórias que aconteceram durante a execução dos seus trabalhos, assim como os seus pontos de vista do negócio, como é que estipulam um orçamento, entre outros assuntos.

Por exemplo, Décio questionou os realizadores se estes recebem alguma quando os vídeos são premiados. JayCee respondeu, em tom de ironia: “Se te identificarem [nos posts] já é uma Victoria”, levantando a questão sobre o licenciamento videográfico que em Portugal está a cargo SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e em Angola da SADIA.

No caso dos realizadores residentes em Portugal, JayCee e Nuno revelaram desconhecer alguns dos seus direitos no que concerne a sua profissão. Diferente de Malef, que tem como segundo mercado o francês e que está completamente a par dos seus direitos e deveres naquele país.

Este é um pequeno resumo sobre quem são estes três realizadores, convidados do novo episódio de O Negócio da Música:

Nuno: fundador da BlackRose, já realizou vídeos com quase todos os cantores dos PALOP que atuam no mercado português, assim com também já esteve em Angola a realizar desde videoclipes a comercias para a televisão. Tem como destaque os videoclipes da Força Surprema e todos os seus membros, bem como com quase todos os artistas da Clé.

JayCee: surge no mercado português depois de viver vários anos entre a Irlanda e Inglaterra e tem na bagagem videoclipes feitos para Toy Toy T-Rex, Josslyn, NGA, entre outros artistas também da lusofonia.

Malef: surge no mercado primeiro com rapper e nos últimos anos é dos realizadores mais solicitados em Angola. Destaque para a premiação nos Angola VWAS 2020, onde venceu na categoria de melhor Director de Vídeo do Ano.

O podcast está disponível em todas as plataformas de podcast, com destaque para o SoundCloud, Spotify, Apple Podcast e também em forma de vídeo no final do artigo.

Fonte: Bantumen

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here