Em comunicado oficial, a Direcção da Universidade Hip Hop manifestou-se sobre os constantes desvios ocorridos nas premiações relacionadas aos elementos da Cultura Hip Hop. Sem mencionar nenhuma organização especifica, a U2H chamou a atenção que “ao facto de que a Cultura Hip Hop embora sendo polimorfa, tem e conserva características próprias que devem ser respeitadas, por forma a garantir a sua integridade.

Este comunicado surge após vários amantes do Movimento em Angola mostrarem-se contra com os “critérios” usados pelas várias organizações em Angola.

Um dos pontos apontados é que várias nomeações premeiam elementos da Cultura Hip Hop, sem que sejam consultadas instituições ou pessoas “credenciadas” para dar contribuições.

“… sempre que estiverem a fazer a selecção para indicação dos concorrentes, devem entrar em contacto com pessoas, organizações, instituições, programas radiofónicos, televisivos e bloggers cujo objecto de trabalho é a Cultura Hip Hop”

O Hip Hop Angolano possui uma organização de awards oficial, Angola Hip Hop Awards, com duas edições (2016 e 2017), sendo que em 2018 não aconteceu e está em curso os preparativos para a terceira edição a ser realizada neste ano.

Abaixo a Nota de Imprensa na integra.

Ao longo dos últimos 10 anos, várias entidades a nível da nossa sociedade têm organizado premiações onde incorporam a categoria da música RAP, esta que é o estilo musical da Cultura Hip Hop. A estas entidades, expressamos os nossos votos de agrado pela iniciativa e encorajamos a continuarem, pois têm valorizado o estilo musical e demonstrando um enorme respeito pelo trabalho de seus praticantes. Porém, também temos verificado que as mesmas entidades não têm cumprido com os critérios próprios de análise da música Rap e seus associados, aquando das premiações. Contando que tal tem criado um clima de insatisfação e descrédito dos prémios atribuídos, somos a solicitar rigor por parte de todas entidades organizadoras, ao facto de que a Cultura Hip Hop embora sendo polimorfa, tem e conserva características próprias que devem ser respeitadas, por forma a garantir a sua integridade.

Neste sentido, informamos à todas entidades organizadoras de eventos ou premiações que incluam categorias ligadas a Cultura Hip Hop que, sempre que estiverem a fazer a selecção para indicação dos concorrentes, devem entrar em contacto com pessoas, organizações, instituições, programas radiofónicos, televisivos e bloggers cujo objecto de trabalho é a Cultura Hip Hop, ou dirijam-se a Universidade Hip Hop por ser o órgão de tutela. Uma vez que, A Universidade Hip Hop foi creditada como organização responsável pela divulgação dos princípios, conceitos e fundamentos da Cultura Hip Hop em Angola. Assim como dos seus elementos e formas de manifestação, através da assinatura do Memorando de entendimento do Hip Hop em Angola rubricado por mais de 290 praticantes de algum elemento deste Movimento cultural, entre eles Emecees, B-boys, Deejays, Graffiti Writers e Activistas a 24 de Novembro de 2013, no Elinga Teatro com representação em 12 das 18 províncias.

Agradecemos em nome da Cultura e do movimento Hip Hop. Luanda 22 de Maio de 2019.

Contactos: