RRPL Vs Rapodromo

Dia 3 de Julho ficará marcado como mais um dia histórico para o Hip Hop Lusófono.
Responsável? O suspeito do costume, o Sr. Filipe Quiala, também conhecido como Fly Skuad.

Fly e toda sua equipa (RRPL) realizaram ontem mais um evento memorável, colocando frente-a-frente Angolanos e Moçambicanos para uma “tarde” de batalhas de alto nível.

Inicialmente marcado para o dia 19 de Junho, mas que por vários motivos foi apenas possível realizar ontem, o segundo evento de Rompimento entre países Lusófonos, organizado mais uma vez pela Liga RRPL (Reis do Rompimento Primeira Liga).

Evento com características parecidas ao vencedor do Evento do Ano do Angola Hip Hop Awards 2016, as batalhas entre “Angola Vs Moçambique” (RRPL Vs Rapodromo) foram motivo de uma grande enchente no Cine Tivoli ontem. Em tempos de crise, as pessoas estão cada vez mais seletivas, e apesar dos 2000Kz (Área Normal) e 5000Kz (Área VIP), a sala teve lotação esgotada.

Um problema que teima em fazer parte da maior parte dos eventos de Rap é a qualidade do som, e ontem não fugiu a “regra”. A qualidade sonora deixou (mais uma vez) muito a desejar.

Outro grande problema dos eventos em Angola são os atrasos, o evento que estava marcado para às 15h00, começou com cerca de 3 horas de atraso. Além das batalhas, a “festa” foi animada por Dallas Fúrias, MOB e Flava Gang. Tivemos ainda tempo para mais um capitulo da “novela” Sanguinário Vs Cfkappa, que foi certamente a parte mais interessante do evento (curtam aqui), fora as batalhas.

Ritchelly, o melhor DJ de Hip Hop de 2015, segundo o Angola Hip Hop Awards, também deu o ar da sua graça, sendo o responsável por entreter o público durante o longo período entre a hora marcada e a hora que efectivamente o evento começou. Além disso, deu bem conta do recado durante todo o evento, sendo chamado a intervir nos intervalos entre as actuações e batalhas.

Mais uma vez o público angolano tratou muito bem os convidados, tendo os recebido da melhor forma e sendo imparcial durante todo o evento. Ou seja, o público esteve do lado de quem soltou as barras mais duras.

Nicotina, Kadabra, MCK, 16 Cenas e Daraguai

Nicotina, Kadabra, MCK, 16 Cenas e Daraguai | Durante uma entrevista no Akapella Show

Os Mc’s Moçambicanos acabaram sentindo-se a vontade, claro que não estando no seu “habitat”, começaram por apalpar o terreno, mas não foi necessário tanto, pois o público fez questão de lhes mostrar que estavam em casa.

O respeito entre os Gladiadores também reinou, algo muito bonito de se ver. Os Mc’s levaram a sério quando o assunto era Rompimento, mas o espírito de “Gladiador” ficou mesmo pelas batalhas.

Os “Gladiadores” Moçambicanos e Angolanos apresentaram-se num bom nível, quase o suficiente para compensar o enorme atraso que tornou o evento muito longo.

1ª Batalha: Paizão Vs Kadabra

Não há muitas voltas a dar, Kadabra fuzilou o Anjo da Maldade aka Paizão. O Rapper Moçambicano preparou um arsenal de rimas mortíferas e ainda usou e abusou da sua grande capacidade de improviso, para dar em grande estilo um K.O ao representante Angolano.

Kadabra deixou todos os presentes a perguntarem-se se realmente o Rei do Rompimento em Moçambique é o 16 Cenas.

https://www.instagram.com/p/BHaORgFBHli/?taken-by=cenasquecurto

2ª Batalha: Tanay Z Vs Nicotina KF

Uma das batalhas mais esperadas da tarde (ou noite). Tanay Z e Nicotina KF não deixaram os seus créditos em mãos alheias. Fizeram 3 rounds de bom nível, mas em algum momento sentimos que Nicotina desacelerou, o próprio reconheceu isto depois de uma pausa por causa de uma pequena confusão no público.

https://www.instagram.com/p/BHaMx5mBj4N/?taken-by=cenasquecurto

https://www.instagram.com/p/BHaPEjLhAds/?taken-by=cenasquecurto

3ª Batalha: Gui Mc Vs Daraguai

Foi, provavelmente, a batalha mais equilibrada. Gui Mc e Daraguai apresentaram-se praticamente no mesmo nível, tendo o MC Angolano conseguido ser mais consistente.

Apesar de ter começado um pouco “devagar”, Daraguai conseguiu aos poucos mostrar todo o seu potencial, em especial no terceiro round.

O MC Moçambicano superou-se no último round, mas não o suficiente para levar a batalha como vencida.

https://www.instagram.com/p/BHaVa5xhRps/?taken-by=cenasquecurto

https://www.instagram.com/p/BHaUassh4qO/?taken-by=cenasquecurto

 

4ªBatalha: Mente Mágika Vs 16 Cenas

A batalha mais esperada sem dúvidas. Mente Mágika com 2 títulos na RRPL (2013 e 2015) e 16 Cenas com o rótulo de melhor Mc de Rompimentos de Moçambique.

16 Cenas abriu a batalha com um round de alto nível. Mente Mágika respondeu bem, mas não a altura daquilo que foi o primeiro round do Mc Moçambicano.

16 Cenas voltou a estar bem no segundo round, cuspindo barras que fizeram a sala levantar várias vezes. Mente Mágika acordou para a batalha e conseguiu superar o nível do adversário e mostrar que estava a nível do que era exigido.

O terceiro e derradeiro round acabou sendo o mais desequilibrado, pois 16 não conseguiu cuspir Cenas que estivessem a altura da mente mágica do Mc Angolano.

https://www.instagram.com/p/BHaaMoOB-iH/?taken-by=cenasquecurto

https://www.instagram.com/p/BHabxhfhgEP/?taken-by=cenasquecurto

Pontos de Melhoria

  • Alinhamento
  • Atraso
  • Qualidade do Som
  • Luta no palco
  • Segurança

Sugestões

  • Melhorar o credenciamento do pessoal
  • Espaço para imprensa

Pontos Positivos

  • Enchente
  • Qualidade das Batalhas
  • Receptividade e Imparcialidade do público

O principal ponto positivo é certamente a ousadia da organização em, numa altura como esta, investir num evento que envolve muitos recursos. Estão de parabéns todos os envolvidos.

Alguns momentos do evento poderão acompanhar na nossa página do Instagram: instagram.com/cenasquecurto