Lizzy - MQMM

Lizzy é um dos nomes mais promissores da nova escola é o terceiro artista escolhido para a rubrica “Faixa à Faixa“. Esta rubrica visa a espelhar na primeira pessoa a essência do trabalho de cada artista.

É um rapper que trás um Rap mais virado para o lado Jazz com instrumentais bem característicos, é o primeiro artista para a Segunda Temporada do Projecto 10Conhecido do Cenas Que Curto.

E como não podia deixar de ser, a equipa CQC entrou no “mundo de Lizzy a partir do seu quarto” para trazer até aos nossos internautas e seguidores cada pormenor desta obra.

A nossa filosofia é sempre deixar o artista exprimir todo o conceito da sua obra, desde a ideia de forma geral e especificamente a cada faixa.

Quem é o Lizzy?

Lizzy02

António Maria Dala do Nascimento, conhecido artisticamente por Lizzy, sou um jovem de 21 anos de idade do bairro Terra Nova (Rangel), comecei a ouvir Rap aos 14/15 anos com artistas como Valete, Boss Ac, mas foi em 2011 que decidi fazer parte da cultura Hip Hop e me tornar num Rapper. Tenho como principais fontes de inspiração Nga e Valete.

Foi aos 20 anos (2015) que lancei a minha primeira Mixtape intitulada “The Real One” que conta com 18 faixas, e lancei recentemente o meu segundo o projeto musical intitulado “Meu Quarto Meu Mundo”, que contém a extensão de um EP e constituído por 10 faixas.

Sobre o EP “Meu Quarto Meu Mundo”

Lizzy Capa

Foi algo que surgiu naturalmente, quando me deparei já estava a escrever várias faixas musicais e elas tinham um certo grau de conexão, então as coisas se encaixaram como um Puzzle.Lizzy02

Meu Quarto, Meu Mundo” é o meu segundo projeto, que tem a extensão de um EP (Extend Play), a obra é constituída por 10 faixas e foi gravada nas instalações da DreamNation Studios.

Olhando para o EP “Meu Quarto, Meu Mundo” (Faixa Por Faixa)

1 – Intro (MQMM) (Com Anailime)

A primeira faixa que é a introdução da obra tem como título a sigla da EP “MQMM. Nesta musica abordo sobre alguns aspetos da minha vida que acontecem no meu quarto, referindo sobre as noites passadas em branco a compor e produzir musicas. Também falo sobre a perda do meu sobrinho e os conselhos que tenho absorvido do meu pai. Nesta faixa escolhi o beat do produtor inglês Valentine, e escolhi para participar na mesma a Anailime que é minha irmã e tenho uma grande apreciação pela sua voz.

2- Da Minha Janela (Com S-Bruno & Phedilson)

Esta faixa retrata o ponto de vista e a perspetiva que tenho acerca do mundo. Nela selecionei dois dos mais promissores Rappers da minha geração que aprecio, S-Bruno e Phedilson, que me acompanharam nesta viajem. Voltei a recorrer a Beat Tape de Robot Orchestra para a concretização da faixa.

3 – 100Regras

O objectivo central desta faixa é mostrar aos ouvintes o meu poder de habilidades líricas, e diferente das outras faixas do projeto, contem linhas direccionadas para alguns Rappers da nova escola. Para esta música selecionei o Beat de ScootyMuzik.

4 – Reflete

Esta faixa na realidade serve de reflexão sobre alguns factos mundiais. Falo acerca da discriminação da religião Islâmica e o papel que temos na sociedade, a não esperar que outros façam por nós o que é suposto nós fazermos. A faixa tem a produção de Outspoken.

5 – Dá-me Corda (Com Marcio Fresh)

Nesta faixa escolhi abordar pequenos assunto sobre a nova escola, acerca do seu desempenho e também confrontei a velha escolha com algumas linhas que retratam a falta de uma boa e devida passagem de testemunho. Nesta faixa escolhi Márcio Fre$h para fazer parte, um Rapper da nova escola que admiro o seu trabalho, e escolhi o Beat “Do it” de Robot Orchestra.

Lizzy - Meu Quarto, Meu Mundo

6- Música Em Mim

Uma das melhores músicas do projecto. Escolhi este tema para transmitir o amor que tenho pela cultura Hiphop e os défices que a mesma cultura apresenta em consequência da desvalorização dos bons artistas. Ela é uma mistura de HipHop-Jazz produzida por CJ Beats.

7 – Era Amor (Com Moira)

Falo sobre uma antiga relação que teve uma impacto significante na minha vida. Retrato sobre os bons momento que vivi amorosamente com uma rapariga, e a perda da mesma por consequência de não ter dado o devido valor que a pessoa merecia e ser orgulhoso em não admitir o erro que cometerá. Para complementar a música chamei a minha mana Moira para fazer o coro da música, e já venho a trabalhar com ela desde a minha primeira Mixtape, e mais uma vez escolhi um beat do produtor alemão Robot Orchestra.

8 – Hot95Kid

Decidi fazer uma tríade de músicas bônus. Hot95Kid, é a primeira das 3. Decidi nesta faixa para simplesmente presentear os ouvintes com um skillz. Ela tem a produção do Jerrod Hilton.

9 – Correntes

Escolhi este tema em detrimento das correntes que temos em nossas vidas, na realidade as correntes em que me refiro são todas aquelas coisas nocivas em que estamos presos, seja fisicamente ou mentalmente. Subliminarmente também refiro-me a uma neo-escravidão, diferente daquela de há 500 anos atrás, falo de uma escravidão em que as pessoas lhes são prometidas e ao mesmo tempo retirados direitos a certos princípios fundamentais, e mesmo assim estas pessoas ainda alienam a sua força de trabalho à estes populistas. Para desenvoltura do tema usei os trocadilhos para que os ouvintes pensassem nas diferentes tipologias de corrente. A Faixa conta com a produção de Cookin Soul.

10 – Skit – Mensagem Motivacional (Com Edgar Major)

Faixa que fecha a mixtape, é uma mensagem motivacional de Edgar Major (Quantos de Nós gostamos de Rap-CEO) ,direcionada à mim, motivando-me a não desistir dos meus objectivos e manter-me focado no que realmente é importante, pois tudo acontecerá ao seu tempo. Esta faixa tem a instrumentalização de M-Fasol.


Lm Breguet

Lm Breguet - Gestor de Projectos