criticas

É um enorme prazer partilhar com vocês através deste espaço algumas ideias. Hoje trago um tema sensível para a nossa sociedade cultural, mais propriamente para o Hip Hop Nacional, pois nada melhor que faze-lo aqui onde nós encontramos as cenas que curtimos.

Artistas (Rappers) vs Crítica

Critica é um substantivo femenino que tem como significado: 1 – Apreciação minuciosa; 2 – Apreciação desfavorável ou favorável; 3 – Censura; 4 – Meledicência; 5 – Juiz fundamentado acerca de obra científica, literária ou artistica.

(Hater é uma palavra da língua inglesa que significa “Invejoso”)

I Luv Haters

Muitos artistas sustentam o sucesso das suas carreiras atraves das opiniões sempre favoráveis dos seus amigos e mais chegados, claro que essas opiniões são importantes, mas atenção, não são as fundamentais.

Deste modo, tornam-se frágeis na percepção geral sobre eventuais opiniões de outras partes. Dai que, muitos Rappers actualmente não têm uma realização artistica  mais favorecida em todas as vertentes, porque encontram-se fechados no universo do “amiguismo” ou dos “seus” em termos de reconhecimento dos seus trabalhos, e sempre que recebem uma critica ou opinião do mesmo oriundo de fora deste universo, e que geralmente vem dos consumidores, eles revoltam-se, atacam verbalmente (nas musicas) e não só, as pessoas que as fizeram, ainda que tais criticas tenham um caracter contrutivo em algum ponto de vista. Por este lado, os consumidores ou criticos passam a ser vistos como “Haters”, por apresentar uma opinião contraria da habitual ou da esperada.

Haters Vs Famous

Geralmente quando um Rapper faz algum sucesso, principalmente no inicio desta fase,  e é criticado, ele acha sempre que é inveja (Acção do Hater) pois para alguem que tenha sucesso, é complicado diferenciar a critica construtiva da destrutiva, dai que acha-se sempre que a critica em sim é sempre destrutiva.

É muito importante que o Artista saiba realmente essa diferenciação.

Todo Rapper ou Artista tem um lado que pode ser melhorado, do mais fraco ao mais forte, seja no flow, nas liricas, na interpretação e etc, dai a minha opinião que a critica pode muito bem ser vista como um veiculo para  a melhoria de desempenho e não como motivo de discordia entre o Artista e o seu publico.

Não digo que não existem os tais “Haters”, existem sim, e para mim, os “Haters” são aqueles que não reconhecem o teu sucesso, quando de facto existe, e fazem uma critica de forma destrutiva acima de tudo.

Mas é muito bom realçar que quando se é Rapper ou musico de qualquer outro estilo, e disponibiliza-se o teu produto para ser consumido, é natural haver criticas, sejam elas de que natureza ou proveniencia for. E quando um Rapper  não sabe caracterizar o tipo de critica que recebem e confundem com inveja do seu trabalho, é melhor gravar e vender apenas nos “amigos”, pois estes geralmente vão dizer o que quer ouvir.

“O mal de todos nós é preferirmos ser arruinados por um elogio do que ser salvo por uma critica” Por: Norman Vincent Peale

Salute Manos, até a próxima!!!

@LmBreguet

Categorias: Hip Hop

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net

1 comentário

Zachariah Casey · 13 de julho de 2013 às 02:28

Geralmente quando um Rapper faz algum sucesso, principalmente no inicio desta fase, e é criticado, ele acha sempre que é inveja (Acção do Hater) pois para alguem que tenha sucesso, é complicado diferenciar a critica construtiva da destrutiva, dai que acha-se sempre que a critica em sim é sempre destrutiva.

Os comentários estão fechados.