imageMozilla Firefox é o meu navegador (Browser) padrão. A uns tempos atrás até poderia dizer o porquê, mas hoje ele é simplesmente o meu preferido e por isso vou deixar aqui umas dicas para aqueles que também usam este “lindo” browser. Já agora, aqueles que não o usam (ou não têm ai instalado) podem fazer download da última versão do Mozilla Firefox clicando aqui..

Em geral, os usuários comuns já têm tudo o que precisam à mão quando querem modificar algumas configurações no Mozilla Firefox.  A janela de opções do navegador conta com praticamente todas as utilidades do dia a dia, integrando alterações de conteúdo, privacidade, segurança e acessibilidade.

Porém, para quem quer personalizar cada etapa da navegação, as preferências básicas podem acabar deixando a desejar.  Mas o que alguns não sabem é que o Firefox “esconde” um verdadeiro canivete suíço, capaz de alterar várias definições avançadas e customizar todo o programa.

Mozilla

No site www.tecmundo.com.br foram disponibilizadas 7 configurações secretas do Firefox. Destas 7, escolhi 1 que muito me faz falta para disponibilizar aqui, e no final do post o link para a postagem completa no site da TecMundo.

Para entrar nas definições extras do Firefox, você deve digitar about:config na barra de endereços. Em seguida, uma mensagem de alerta aparece ocupando boa parte da tela. É só clicar em “Serei cuidadoso, prometo!” para entrar na (longa) lista de comandos a serem editados.

A longa lista de comandos exibida parece, a princípio, assustadora para usuários que não estão habituados com linhas de programação. Para tudo dar certo, é só seguir as instruções abaixo e ficar atento ao que for alterado. Lembre-se de que toda configuração modificada aparece em negrito e pode ser restaurada para o padrão, além de não ser preciso reiniciar o navegador para elas surtirem efeito.

Não aconselha-se aos usuários iniciantes que troquem funções sem tomar conhecimento do que elas fazem.

Para encontrar mais rápido os termos, copie-os e cole-os na opção “Localizar” presente na janela do about:config.

image

A função que eu escolhi para postar aqui e que disse que sinto muita falta dela, pois aparentemente nessa nova versão ela foi retirada é a função “Salvar e sair”

  • Função: browser.showquitwarning
  • Valor: Mudar de “false” pra “true’

    Para a tristeza de muitos, a clássica opção que salva todas as abas antes de fechar o navegador acabou ficando fora da versão 4 do Firefox.  Só quem viveu sabe o transtorno que é perder o conteúdo de dez ou mais abas de uma vez só. Pois bem, chega de drama: basta alterar a definição para o Firefox não o deixar mais na mão. Para alterar dê duplo clique no nome da Função “browser.showquitwarning” que ela mudará o Valor de “false” para “true” (Ver imagem acima) habilitando dessa forma a função “Salvar e Sair”.

    Cliquem aqui para lerem as outras 6 dicas secretas de configuração do Firefox.

    Fonte: www.tecmundo.com.br


  • Cenas Que Curto

    CEO do site CenasQueCurto.Net