Aqui vai mais uma notícia que vai fazer o mercado das tecnologias aquecer…

Depois da Microsoft ameaçar a Google com o com o motor de buscas Bing, a Google contra-ataca e vai lançar o CHROME OS.

Abaixo transcrevemos a postagem que um dos nossos associados fez com o Sundar Pichai Vice Presidente dos Produtos da Google.

N’galaxi: Como tem sido o desempenho do Chrome?
S. Pichai: Tem sido emocionante os ultimo nove meses desde que lançamos o Google Chrome navegador. Para já, mais de 30 milhões de pessoas o utilizam regularmente. Desenhamos o Google Chrome para as pessoas que vivem na web – a pesquisa de informações, verificação e-mail, recuperarem o atraso nas notícias, fazer compras ou simplesmente ficar em contato com os amigos. No entanto, os sistemas operacionais que são executados em navegadores foram concebidos em uma época onde não havia internet.

N’galaxi: Quais os próximos projetos da Google?
S. Pichai: Então, hoje, estamos anunciando um novo projeto que é uma extensão natural do Google Chrome – o Google Chrome Operating System. É a nossa tentativa de re-pensar o que os sistemas operacionais devem ser desenvolvidos.

N’galaxi: Mas o que é o Google Chrome Operating System.?
S. Pichai: O Google Chrome é um sistema operacional de código aberto, leve sistema operativo que será inicialmente orientadas para netbooks. Ainda este ano vamos abrir seu código-fonte, e executar o Google Chrome netbooks SO estará disponível para os consumidores no segundo semestre de 2010.

N’galaxi: Quais serão as pontecialidades do Google Chrome Operating System.?
S. Pichai: Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos-chave do Google Chrome OS. Nós estamos projetando o sistema operacional a ser rápido e leve, para o arranque e começá-lo para a web em poucos segundos. A interface do usuário é mínima para permanecer fora do seu caminho, e mais de experiência do usuário tem lugar na web. E como fizemos para o navegador Google Chrome, vamos voltar para o básico e redesenhar completamente o subjacente arquitetura de segurança no SO, para que os usuários não têm de lidar com vírus, malware e atualizações de segurança.

N’galaxi: Quais arquiteturas de CPU, serão compatíveis com o Google Chrome OS ?
S. Pichai: Google Chrome OS decorrerá em ambos os x86, bem como chips ARM e estamos a trabalhar com vários OEMs para trazer uma série de netbooks ao mercado no próximo ano. A arquitetura do software é simples – o Google Chrome correr dentro de um novo sistema de janelamento no topo de um kernel Linux.

Aproveito pra agradecer o Brother N, pelo material.
Para mais informações consultem o blog oficial da Google: GoogleBlog.[Em inglês]

Categorias: Tecnologia

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net