Ngola Tiago, é um jovem de 25 anos de idade, que vive no sambizanga, um dos guetos da nossa cidade capital Luanda, considerado o berço do kuduro, um estilo de dança e de música, que faz parte do dia-a-dia dos jovens luandenses. Musseque assolado pelo elevado nível de pobreza onde a saída de muitos jovens vira-se para delinquência pela falta de oportunidade que o país oferece.

Tiago adepto incansável da agremiação sambila (Progresso Associação do Sambizanga) ao acordar numa manhã de domingo, iluminado pelos raios de sol que batiam em sua janela do quarto, põe-se a refletir sobre o preconceito que sofre por ser rapper, na banda do kuduro, e pelo facto do rap tal como o kuduro serem vistos como praticas de delinquentes no seio das estruturas de base da sociedade, assim mergulhado em pensamentos cruzados, lhe fazem concluir que apesar das diferenças de opiniões é o rap que ele ama, e que fará do rap a sua vida, um novo querer, um novo acreditar, assim Tiago decide seguir sua vida com o brocado “Não vou morrer tentando, eu vou morrer concretizado”.

Olha o Chiquinho, o homem da boca “elástica” o numero 1 do guinness da maior boca do mundo, o problema não esta no rap o problema esta na comunidade porque não falamos dos problemas da sociedade? Os ricos de hoje foram os pobres que os fizeram, Oh Chiquinho não quer falar de política? “Sociedade presa na ideia do xé miúdo não fala de politica”, Então vamos falar de quê? A culpa não só tua Chiquinho, então “I dont feel no more” o vizinho já não é pai, comer na casa do vizinho? Nem pensar, já se foi os tempos de mil novecentos e wawé que se comia na casa do vizinho, o povo vendeu o amor, porquê? Porque o amor nunca encheu barrigas! Assim o tempo da salvação individual se sobrepôs a solidariedade humana. Ngola Tiago ao refletir diz “Estamos em crise”.

Corrompidos com a crise a sociedade pressiona, é necessário emigrar para outros horizontes mas a sociedade quer que Tiago cante sobre bens materiais e luxuria, o que bate é a ostentação e não as rimas conscientes, o que não encaixa na cabeça de um activista como Tiago, o 15+3, o verdadeiro êxodo que se libertou dos pensamentos negativos que em nada o ajudam, pois quem tem o controlo remoto na mão, tem direito a legendas, e assim estamos a fugir das origens e a envergonhar a nossa realidade, é necessário a comunidade se virar a Deus e dar valor as suas famílias e amigos, a reflexão destes é perfeita no espelho e os mesmos devem procurar pensamentos positivos porque o sol brilha para todos e devemos agradecer a Deus, Tiago só quer fazer musica e ajudar os outros, motivando mentes para encontrar a salvação, a maturidade, o carismo, sendo, um justo que nem o apostolo e viver a sua bênção, o mundo é uma união, o amor só reflecte amor e o verdadeiro cura qualquer dor.

“ Vou morrer concretizado, o meu sonho ganhou vida”.

Texto por Mauro Lukeny

Download Mediafire
[download link=”https://www.mediafire.com/file/cmo9uo8hhim1bsb/Rapkuia+%26+Njele+-+Projecto+%28Tiago%29+%282k18%29+%2310.zip”]