Facebook Plugin

Estou sempre atento a novidades ligadas ao Blogger para que possa sempre que possível dar uma melhorada no blog. Foi seguindo essa linha de pensamento que decidi instalar um novo sistema de comentários aqui no Blog, que é disponibilizado pelo Facebook. É um plugin que trás ao blog o sistema de comentários que usamos no Facebook. Vi em vários sites e blogs e achei super interessante, então decidi traze-lo para nós. Espero que gostem…

Vamos a alguns detalhes sobre o mesmo…

Print Dos 2 Formulários

Antes de entrar em detalhes, quero deixar claro que o antigo sistema de comentários, o Disqus, não foi retirado, como mostra a imagem acima. Para verem como usar o Disqus cliquem aqui e assistam a vídeo-aula feita pelo NMarques.

O que eu fiz foi apenas adicionar o sistema de comentários do Facebook, dando a possibilidade do visitante (usuário) escolher o sistema de comentários que achar melhor para si, Facebook ou Disqus.

Escolha o Sistema de Comentários

Funciona de uma maneira muito simples. Se estiveres logado no “Facebook”, o sistema reconhecerá, e fará uma checagem para saber se é mesmo o seu Facebook ou de alguém que usou o computador anteriormente. Caso contrario, ele solicitará o seu login.

Logar Pra Comentar

Identifica o Perfil do Facebook

Depois disso é só começar a comentar. Esse sistema também dá a você a possibilidade de responder directamente a comentários de outras pessoas, receber as notificações sobre respostas ou comentários a que você se registou no seu Facebook, publicar os seus comentários no seu Facebook, compartilhando dessa forma com os seus amigos, e mais algumas vantagens que não fogem muito daquilo que estamos habituados no Facebook.

Responder Comentários

Um bom exemplo dele funcionando e partilhando no Facebook, é a imagem que se segue. Nela parece que tudo isso foi comentado no Facebook, mas na verdade o Tuly Morrão fez um comentário numa postagem no blog, compartilhou-a no Facebook. Eu respondi no blog também e actualizou tudo no Facebook. Dá também para a pessoa mencionar alguém no comentário, o famoso “@cenasquecurto” para que eu receba notificação no Facebook.

Para verem a postagem e os comentários cliquem aqui.

image

Apesar de ser um sistema que funciona muito bem, tem ainda algumas cenas que não consegui trazer para o blog, como um plugin para colocar os comentários recentes em destaque, como tem o Disqus. Tem também o problema dele não marcar a quantidade de comentários sem que você abra a postagem, o número de comentários que predomina é o do Disqus. Espero encontrar formas de tornar estes serviços cada vez mais interessante.

Número de Comentários - Disqus

Testei usando o Google Chrome, Opera, Internet Explorer e claro, no meu querido Firefox, e em todos eles funcionou perfeitamente.

Testem e passem o vosso feedback…


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net