image
Angola foi o país do mundo que mais cresceu economicamente na última década, revela um estudo da conceituada revista britânica Economist, citado pela Voz da América.
 
O estudo diz ainda que outro país lusófono, Moçambique, está na lista das 10 economias mundiais que mais cresceram nesse mesmo período. Com efeito, se muito se fala do acordar dos gigantes que são a China, o Brasil, Índia e Rússia, o estudo da Economist é surpreendente não só pelo facto de Angola estar no topo da tabela mas também pelo facto de na lista das 10 economias de maior crescimento na ultima década seis serem países africanos.
 
Angola aparece no topo da tabela com um crescimento entre 2001 e 2010 de 11,1 por cento, superior à China que registou no mesmo período um crescimento de 10,5 por cento.
 
Moçambique surge no oitavo lugar com um crescimento de 7,9 por cento o mesmo que o registado no Chad que está em sétimo.
O notável nessa lista é que ao contrário do que se possa pensar não são países asiáticos que dominam a lista mas sim africanos. Da lista das 10 economias de maior crescimento seis são de países africanos, algo que é mais notável se tiver em conta que na década anterior apenas um país africano (Uganda) fazia parte da lista.
Na ultima década o crescimento real do PIB de África foi de 5,7 por cento, superior ao da América Latina com 3,3 por cento.
Em termos globais há que perspectivar que a economia de África é minúscula representando apenas dois por cento da produção mundial.
 
O estudo do Economist faz no entanto notar que devido a esse atraso o crescimento de África não é de surpreender, tendo o que diz ser “mais potencial de crescimento”. O estudo faz salientar a melhor administração das economias em muitos países africanos que beneficiaram também de grandes investimentos da China e do aumento dos preços das matérias primas.
 
Mas, diz o Economist, em vez de esbanjarem o dinheiro como aconteceu no passado governos como os de Moçambique e Tanzânia pouparam dinheiro o que amorteceu o efeito da crise nas suas economias.

Fonte: Opais.net

Categorias: Curiosidades

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net