Adidas Jabulani Um pouco tarde para passar mais detalhes sobre ela, mas como mais vale tarde que nunca aqui vai…Uma das principais figuras da última copa do mundo, a primeira realizada em África, Jabulani aka Bola “Sobrenatural”…

No principio me pareceu apenas mais um motivo que o mundo procurou para achar defeito na primeira Copa a se realizar em África, por isso, foi especial o primeiro toque que dei nessa bola, que mais se destacou que vários craques na copa(Ribery, Messi, Canavaro entre outros). Já me fartei de jogar aqui com os cambas com uma dessas, e nota-se facilmente a facilidade para os arcos incríveis que a mesma faz “sobrenaturalmente”, mas no final vemos que é uma bola como outra qualquer, simplesmente e boa para se jogar…

Jabulani

Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu que significa Celebrar“. isiZulu é um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores – o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa.

Uma versão especial da Jabulani, denominada Jo’bulani, foi usada na grande final da Copa. O nome da bola foi inspirado na cidade de Joanesburgo, que sediou a final, e muitas vezes é apelidada de Jo’burg.

Fonte: JabulaniWikipedia

Categorias: Desporto

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net