Nel Boy 5

Nelboy Dastha Burtha é musico e compositor Angolano radicado a muitos anos no Brasil, carrega no nome quem é, como é e de onde vem.

NNegro,
El – De Elemento,
BBantu (povo do qual é oriundo),
OOriginal,
YYaneka (etnia bantu).

Das – Que invertido equivale a “Ser Afro Dinâmico”,
NBurtha – Estilizado da palavra burden, referente ao seu grave vocal…

Em vários debates sobre os primeiros passos do Hip Hop em Angola, ouvi pessoas como Miguel Neto e outros falarem de NelBoy Dastha Burtha como sendo um dos dos pioneiros do Rap em Angola. Já conhecia e ouvia alguns sons do Nelboy a um bom tempo, mas nunca pensei que ele tivesse feito metade do que fez pelo Rap em Angola, só me apercebi disso depois de ler a biografia dele, que saquei do Myspace oficial dele, que vós recomendo a lerem também.

Deixo aqui então parte da biografia para poderem ler, e em anexo com os sons a biografia completa…

Nel Boy 2

Biografia

Pouco antes da queda do sistema comunista imposto na União Soviética, Leste europeu e alguns países da Ásia e África, dentre os quais Angola (que vivia em um estado de guerra civil, surge em 1991 o músico e compositor Nelboy Dastha Burtha, expelindo suas opiniões e pontos de vista e encabeçando o movimento Hip Hop em Angola.

No ano de 1993 Nelboy amplia sua arte para o grande publico através de seu primeiro videoclipe veiculado em Angola, países africanos e europeus como Portugal e Rússia. Em 1994 funda o primeiro programa de Hip Hop na Rádio Nacional de Angola, por envidar esforços em desenvolver a cena local produzindo novos artistas através da Masta Basta Musica-Mobotrackzs e spots publicitários para empresas locais. Nelboy passou ser reconhecido pela imprensa angolana como um dos precursores da cultura Hip Hop em Angola.

No mesmo ano participou da campanha de reconstrução de seu país denominada “Isto é Angola“, facto que chamou atenção da rede televisiva americana C.N.N que o entrevistou.

Em 1995 cria outro programa denominado Rap Cidade, embarca para o Rio de Janeiro, onde em 1997 participa no show do rapper americano Coolio, realizado no antigo Metropolitan rimando numa batalha de freestyle e vencendo os mais de 20 MCs que competiram com ele, facto que o fez ser citado no Jornal do Brasil e na revista DJ Sound seguinte forma: “Nelboy arrepia platéia de três mil pessoas e rouba a cena de Coolio“.

Em 1998 participou do álbum do rapper MV Bill e em atividades dirigidas por DJ T.R com o Movimento Favelania no morro Dona Marta e outros pontos do Rio de Janeiro, cantou e discursou na passeata pela consciência negra organizada pelo Movimento Negro e vereadores do P.T, e com Cláudio Zoli no projeto Jamléia. Conquistou o segundo lugar no Festivalda competindo entre 1019 bandas sendo o único representante do movimento Hip Hop, fato que o fez ser citado pela revista especializada Backstage.

Em 1999, participou no álbum da cantora Hannah Lima como rapper compositor, palestrou na Universidade Castelo Branco com o tema “África, a Raiz” e apresentou-se na entrega do Prêmio Griot na câmara municipal do Rio de Janeiro.

Nel Boy VS Dog MurrasNelBoy fez alguns anos atrás alguns sons soltos para ir alimentando a sede de seus fãs, mas irei postar aqui 2 cenas um tanto antigas dele. Destaque pro som de MV BillVerdadeiro Hip Hop” de 1998, que contou a participação de NelBoy, bem como dos manos PMC, Magno & Michel.

Mando também uma faixa em que ele dropa com Dog Murras, no tempo que o Murras ainda era rapper(Para quem não sabia, foi ai que começou) intitulada “Podre Vida”. São cenas antigas, mas que servem e muito bem para apreciarmos o poder lirico de NelBoy.

Saquem as cenas…

Nel Boy 3Lista dos Sons:

Dog Murras & Nel BoyPobre Vida
MV BillVerdadeiro Hip Hop Feat NelBoy, PMC, Magno & Michel

Deixo aqui também um vídeo que mostra as várias aparições de NelBoy em diversos canais televisivos no Brasil.

Curtam a cena…

Mais informações em:
Myspace Oficial: www.myspace.com/nelboydtb
Blog Oficial: www.nelboy.blogspot.com


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net