Bob Da Rage Sense (vem das suas influências – Bob Marley, Rage Against da Machine e Common Sense), de nome de registo Robert Montargil da Silva, nasceu em Luanda em 1982. Teve um contacto directo com o mundo da música, pois seu pai era um grande admirador do lendário Robert Nesta Marley (Bob Marley), P.Mackintosh e os The Wailers

Em 1994 Bob integra-se na cultura hip-hop somente como ouvinte de grupos como Public Enemy, Beasty Boys, Boogie down productions, entre outros.

Bob juntamente com Raf Tag seu primo, tornaram-se nos MCs de batalha mais conhecidos do movimento hip-hop em Luanda. DJ Samurai cria a famosa label independente “Madtapes”, e convida assim Bob da Rage Sense a gravar o seu primeiro álbum/Ep em 2002 intitulado de “Underground Konsciente”.

Um ano depois pela mesma label, Bob e Laton(Kalibrados) dão início a gravação do segundo trabalho do artista “Bobinagem”. Bob da Rage Sense em fases de querer terminar o segundo trabalho conhece o produtor e MC Sam da Kid que logo disponibilizou um dos beats que dá título ao álbum “Bobinagem” e “Luz do dia”…

Bobinagem” foi considerado pela revista Hip Hop Nation o melhor álbum independente de 2004 e foi o álbum mais votado na revista “skillz” no mesmo ano!

Bob é um liricista nato, poeta eclético, político, espiritualista, activista dos direitos civis.

Diários de Marcos Robert“, 3º álbum de Bob Da Rage Sense, a ser editado no ultimo trimestre de 2009 pela Footmovin’ Records.

Este álbum contem 18 Faixas com participações de produtores como Sam The Kid, DJ Scotch, Laton, Cacique’97 (Afro-Beat), Contrário, Alpha Kamikhaze e colaborações vocais de Sir Scratch, Samuel Mira, Tamin’, New Max, Dino, Raf Tag.

É um álbum que se debruça sobre relações pessoais, movimento Hiphop, Skills, politica, alimentação, inclusive existe uma faixa controversa intitulada de “Obama“.

Marcos é gay em São Francisco, negro na África do Sul, asiático na Europa, hispânico em San Isidro, anarquista na Espanha, palestiniano em Israel, indígena nas ruas de San Cristóbal, rockeiro na cidade universitária, judeu na Alemanha, feminista nos partidos políticos, comunista no pós-guerra fria, pacifista na Bósnia, artista sem galeria e sem portfólio, dona de casa num sábado à tarde, jornalista nas páginas anteriores do jornal, mulher no metropolitano depois das 22h, camponês sem terra, editor marginal, operário sem trabalho, médico sem consultório, escritor sem livros e sem leitores e, sobretudo, zapatista no Sudoeste do México.

Em suma, Marcos é um ser humano qualquer neste mundo. Marcos é todas as minorias não toleradas, oprimidas, resistentes, exploradas, que dizem Basta! Todas as minorias na hora de falar e maiorias na hora de se calar e aguentar. Tudo que incomoda o poder e as boas consciências, esse é Marcos.”

E é basicamente ao redor deste texto que se desenrola “Diários de Marcos Robert” o mais recente trabalho discográfico do rapper angolano Bob Da Rage Sense.

Previsto para o último trimestre de 2009, este trabalho, que conta com a produção musical maioritariamente dos culpados do costume como Sam The Kid e Laton, oferece aos seus assíduos ouvintes, fãs, ou simplesmente curiosos, uma viagem actual, sincera e pessoal do mundo que gira, caracteriza e designa este MC.

Depois de nos habituar bastante com a sua veia revolucionária e activista, Bob Da Rage Sense debita tudo isso e muito mais…desta vez, com ajuda exímia de vários músicos de renome que o acompanham no instrumentalizar de toda a sua paixão, raiva, desabafos, pensamentos e lamentações, neste disco de registo mais calmo, mas sem deixar de ser directo, puro, único e mesmo por vezes provocador.

Dentro das folhas deste Diário, encontrar-se-ão vários pedaços dum percurso que se vai cada vez mais unificando e transformando este MC, sem dúvida, num dos mais notáveis do hip hop falado e discursado em português.

< br />

O álbum estará a venda na feira de Hip hop Lusofono alternativo organizado pela da Masta K, no próximo dia 20 de Dezembro.

Já tive o previlegio de ouvir a cena e realmente recomendo que comprem…


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net