Faz muito tempo que me têm pedido que post os álbuns dele, mas como havia lido na entrevista que ele deu ao blog da Andreia(CurtoCircuitoBlog), uma reclamação dele quanto a isso, decidi antes de posta-los, pedir a devida autorização.
Confesso que foi bem mais fácil do que eu pensava, pois sendo o Valete, achei que fosse acontecer o mesmo que acontece com muitos rappers que mando solicitações e nunca respondem(dão um monte de voltas).
Não havia mencionado aqui, mas Valete no seu blog no myspace, tem recomendado alguns blogs e sites de Hip Hop, e na última lista mencionou o CenasQueCurto, e deu um certo destaque, algo que me deixou muito feliz.
Desde já agradeço a ele pela consideração…
Coloquei também os álbuns(como já havia comentado), e o link de um site onde podem encontrar várias letras do Valete.
E como não poderia faltar, deixei para o final alguns vídeos do Valete, e outras montagens feitas por fãs, que eu tenho visto a um bom tempo, e que achei muito interessantes.
Destaque para a montagem feita com o som “Fim da Ditadura“. Esse foi o som que me fez se render ao Valete . É que dificilmente vemos rappers falarem desse tipo de cenas, e com a garra que ele falou….
Enquanto jovem, sempre sereno e introvertido, decidiu desabafar e expressar-se criativamente através do rap.
Trotskista assumido, Valete é um humanista convicto que nas suas rimas manifestam-se contra a futilidade materialista, o consumismo e a exploração capitalista. Sempre versátil na escrita, podemos vê-lo como um repórter, um punchliner, um storyteller, um político revolucionário ou um poeta sentimentalista.
Em 2004 pela Horizontal, saiu a colectânea Poesia Urbana vol 1, Valete fez o som chamado “Fim Da Ditadura”. Sentiu que foi um som que teve muito impacto, inclusive pessoas muito distantes do HipHop, falavam-lhe desse som, e de como
aquela música os tinha tocado. E
sses elogios deixavam-lhe cada vez mais confiante, começou então a acreditar mesmo que fazer rap, era quase como uma missão. Devia isso às pessoas que o seguiam.
Em 2006, saiu o seu segundo álbum “Serviço Público”, o álbum teve um impacto bem para além da esfera do HipHop. Foi eleito pelos leitores do Blitz como uns dos 10 melhores álbuns de toda a música portuguesa em 2006, e foi também considerado por várias publicações como uma referência da música de intervenção em Portugal. O videoclip Anti-Herói teve 4 meses no top 20 dos videoclips mais votados da MTV, e sons como o “Roleta Russa” andavam na boca de toda a gente. Com o “Serviço Público” percebeu mesmo que não era um mc só para “HipHoppers”. Senti mesmo que tinha esse dom para fazer rap comunicativo e para chegar com facilidade a todas as pessoas.
Está agora a trabalhar no seu 3º álbum. Ele diz será quase como um início porque nesta altura se sente na sua melhor forma de sempre, e quer mostrar ás pessoas toda a sua versatilidade no rap. Depois do álbum, virão concertos, e mais projectos ligados à Horizontal. Acreditem , agora é mesmo um só caminho…
Discografia
CD “Serviço Público” (Outubro/2006)
MySpace.Com/Valete115
Hi5 Oficial:
Valete Hi5
Horizontal Records:
HorizontalRecods.Com
Letras dos sons do Valete:
Letras de músicas
“A Noite“
“Antí-Herói“
“Nossos Tempos“
“Revelação“
“Fim da ditadura“
“FreeStyle“