Desde 1980, ano de estreia em campeonatos africanos seniores masculinos, até 2007 Angola debateu-se com o problema da altura, que persiste na 25ª edição que abre quarta-feira na Líbia.Tem sido normalmente uma das selecções mais baixas nos “Africanos” mas a mais vitoriosa.

Comparativamente às outras selecções, como é caso da anfitriã, que, segundo dados, tem atletas com mais de 2,10 metros, os angolanos são “anões”.

Com 2,02 metros e 104 kg de peso, Felizardo Ambrósio é o mais alto do grupo que procura o décimo título africano. Entretanto, o atleta mais novo dos seleccionados (22 anos) ainda não é uma certeza e tenta impor-se no “cinco” nacional onde, apesar da altura, não faz parte da equipa inicial. No entanto, na ausência de Abdel Bouckar (2,06) o poste do 1º de Agosto poderá ter mais oportunidades e quiçá surpreender.

A estatura dos campeões africanos não tem constituído obstáculo até agora. Os nove títulos conquistados até hoje são prova inequívoca do trabalho que tem sido desenvolvido no basquetebol nacional que torna os angolanos melhores técnica e tacticamente que qualquer outra selecção africana.Os lançamentos a longa distância e a eficiência defensiva, além da disciplina, sempre foram a base do sucesso, a identidade do grupo.

 

Fonte: Angop

 

Aproveito para deixar aqui uma imagem de incentivo aos nossos craques que muitas alegrias nos têm dado. Força Angola rumo ao 10° título

Categorias: Desporto

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net