can 2010

A 209 dias do início do Campeonato Africano das Nações’2010, há ainda múltiplas infra-estruturas em construção em Angola, país que organiza pela primeira vez o mais importante evento futebolístico em África. Todavia, os quatro estádios edificados de raiz, com arquitectura moderna estarão prontos até Novembro.

A garantia foi dada ontem pelo director-executivo do Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações, António Mangueira, que apresentou o projecto em Lisboa. “Temos a sorte de contar com empreiteiros chineses que têm trabalhado com grande dedicação, mesmo em turnos nocturnos. O estádios de Cabinda e de Lubango, por serem mais pequenos, vão estar concluídos em Setembro, enquanto o Estádio de Benguela será entregue em Outubro”, referiu António Mangueira, acrescentando que o Estádio de Luanda tem inauguração prevista para o dia 11 de Novembro, desconhecendo-se para já qual a Selecção que irá medir forças com os palancas negras.

Actualmente, há ainda grande azáfama pelas cidades que vão acolher o evento, até porque a dimensão do campeonato obriga a reestruturações num país que começa a ultrapassar o suplício da guerra.

António Mangueira não revelou os valores do investimento efectuado, mas espera um enorme retorno. “Angola vai herdar uma infra-estrutura moderna para a prática do futebol, com reabilitações de campos obsoletos e mobilização da juventude”, frisou o responsável angolano, que pretende tirar dividendos do Mundial’2010. “Sabemos que temos o Mundial da África do Sul e o clima e altitude de Lubango são iguais. Penso que Angola será um ponto de roteiro para as equipas que vão estar presentes no Mundial”, perspectivou António Mangueira.


Manuel José considera pressão a “inimiga”

Angola apostou tudo em Manuel José, o treinador mais conceituado em África e cuja contratação, já ilustra bem o forte investimento que o país está a fazer na prova que vai organizar no início de 2010. É um desafio de alto risco, mas Manuel José acredita que irá ser bem sucedido. “Vai ser adrenalina máxima na CAN. É um desafio extremamente aliciante para mim”, afirma, consciente de que as ambições dos dirigentes angolanos não serão fáceis de concretizar. “A mim o que me pediram é que Angola ganhe o torneio”, contou, assumindo que “o principal objectivo é o de passar a primeira fase” e explicando que “há muito trabalho a fazer”, porque “Angola não está no grupo das oito melhores selecções africanas”. E deixou ainda um recado: “Não podem meter nos jogadores a pressão de terem que vencer a CAN. A pressão pode vir a ser a nossa maior inimiga.”


Campeonato das Nações Africanas em números

32 000 | A recente visita do Papa Bento XVI a Angola, ou as eleições presidenciais decorreram sem incidentes, mas a segurança continua a ser uma das principais preocupações para esta competição. Como tal, estão destacados 32 000 efectivos, entre os quais bombeiros e assistentes de recinto, por forma a que tudo corra com normalidade.

8000 | A dimensão do evento levará bastante gente a Angola. De acordo com os responsáveis pela organização do Campeonato Africano das Nações, são estimadas entre seis a oito mil pessoas no território para acompanhar os jogos das 16 selecções presentes, numa competição que decorrerá ao longo de 21 dias.

700 | Os jovens são um dos públicos-alvo da maior competição desportiva de selecções do continente africano. Para que o evento seja um sucesso, a organização angolana iniciou em Abril um criterioso recrutamento de voluntários para diversas áreas funcionais. Por cidade, estima-se que existam entre 500 a 700 voluntários.

37 | Os responsáveis angolanos contam que o turismo cresça substancialmente entre 10 e 31 de Janeiro e como tal há várias unidades hoteleiras em construção em Luanda e não só. Grande preocupação são também as acessibilidades em torno dos recintos de jogo. Ao todo, há 37 hotéis projectados, em construção ou em fase de ampliação.

Site Oficial do Can2010: CAN2010Angola.Com

Fonte: OJOGO Online

Categorias: Desporto

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net