Família Eterna é uma associação de Rappers da cidade do Lobito (Benguela – Angola), criada aos 22 de Março de 2003. Tem as suas origens nas extintas Suprema School e Hip Hop School, as primeiras grandes associações de Rappers da Cidade do Lobito.

Para comemorar o seu 10º aniversário, os seus integrantes decidiram realizar um Show no dia 30 de Março de 2013, no recinto do Cine Baía do Lobito, com o seguinte elenco artístico: Paula Pestana, Everest, Patada, Saggaz, Reacção, B.K., R.N.F e Under P., especialmente o DJ Pelé e o grande artista MCK.

Para a legalização desta actividade cumpriu-se com todos os requisitos dos quais obteve-se os documentos relativos à autorização por parte da Repartição da Cultura, o parecer da Administração da Zona e a autorização do Comando Municipal da Polícia, documentos estes em que estavam patentes os nomes dos artistas convidados para o Show.

Mas quando “certas entidades” aperceberam-se que o músico MCK estaria no Showmoveu-se a partir daí um grande processo de espionagem e de intimidações via telefónica, tudo para que este show não se realizasse pois temiam ser uma actividade de carácter político. Então começaram a aparecer no recinto, enquanto ainda se preparava o show, vários agentes do disfarçados procurando detalhes. De duas em duas horas mais ou menos, aparecia um par deles, fazendo pequenas rondas, intimidando os trabalhadores contratados para não intervirem na organização do recinto. Em pouco tempo, os arredores do Cine Baía estava rodeado de agentes disfarçados. Até o Soba do Bairro apareceu por lá, colhendo dados.

Recebeu-se após isto, um chamado urgente por parte da Cultura do Lobito que aconselharam a cancelar o show. Reuniu-se ainda com o Comandante da 1ª Esquadra do Lobito e este por sua vez explicou que não se podia realizar aquele show por causa das músicas do convidado MCK. Depois de vários acertos telefónicos entre os colegas da Polícia e depois das intervenções dos organizadores, a polícia decidiu que o Show só se realizaria caso MCK não cantasse (lembre que o próprio nome de MCK estava patente em todos os documentos da Legalização).

Para piorar a situação, já de noite, vários munícipes começaram a receber mensagens telefónicas de intimidação para não aparecerem no Show pois algo ruim haveria de passar-se naquela noite. E foi quando de repente à rua afecta ao Cine Baía ficou sem energia eléctrica, porque um responsável da empresa de electricidade ENE do Lobito, desligou a luz causando furor nos cidadãos da Rua do Baía que reclamavam tal atitude gritando: “Nós não temos nada a ver com o Show… […] isso tudo é por causa de MCK… […] é melhor ligarem a luz agora, temos bens na arca e vão estragar-se, etc… etc…” Felizmente, havia  a energia alternativa de um gerador alugado e estava tudo à postos.

Com tantos atrasos, impedimentos e várias chamadas para comparecer à Polícia, os organizadores foram obrigados a começar o Show e decidiram que o mesmo decorreria tal como prometido sem a retirada de MCK, isto quando eram 21 Horas. À esta altura, já estava a ser publicada uma reportagem na Rádio Mais do Lobito sobre a problemática que estava a acontecer no Show. Muitas pessoas já haviam abandonado o local, pois o horário marcado foi às 18H00.

Por isso, a actividade decorreu não como se esperava em termos de afluência, e em estimativa estiveram presentes (ou pelo menos passaram por lá) cerca de 80 pessoas apenas. A polícia nem cumpriu com sua tarefa de patrulha no local, mesmo efectuando um pagamento total de 13.000 Kzs para tal efeito.

Até hoje os organizadores são incomodados pelas autoridades por causa deste show com interrogatórios e muitas pessoas envolvidas na autorização do mesmo correm o risco de ser penalizados, ou se calhar já estão a ser.

Texto Por: Mac D. o Murmur-Yó

Fiquem aqui com algumas fotos do referido show, bem como um vídeo com alguns dos melhores momentos.

Categorias: Eventos

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net