Força Suprema Faz “Elogio Fúnebre” Ao Projecto X (Por @LMBreguet)

5

… E alguns meses depois a resposta surge em forma de velório, claramente a Força Suprema trouxe o Projecto X para o seu próprio enterro.

Como qualquer enterro é importante ler o elogio fúnebre e a biografia dos enterrados.

Enganamo-nos quando achamos que a FS não ia responder o Beef abertamente lançado pelo PX, a resposta ultrapassou a expectativa, alias o pessoal até já se tinha distraído e já não esperava.

Esse Beef tem outros contornos e principalmente outros fundamentos no meu ponto de vista, é notável que a partir do declínio dos Kalibrados e inexistência da Army Squad nos dias de hoje, surge a ideia de formar um Team que fosse capaz de fazer frente ao sucesso da FS, MOB, TRX, Zona e outros nomes que queiramos ou não estão a fazer o Hip Hop na banda nesses dias.

Vui e Sandocan juntam Kalibrados e Army Squad e criam o Projecto X, e para que o mesmo tivesse a notoriedade esperada, nada melhor que beefar a Força Suprema, que neste momento mandam no mercado.

Mas o Projecto X tinha outro propósito e dai a junção com o Pai do Rap, Big Nelo torna-se patrão do Projecto X, mandam linhas directas para a FS e meses sem resposta.

Mais uma vez volto a tocar em assuntos passados, que aos mais atentos e consumidores de Rap já há umas décadas, percebem perfeitamente, que foi um Bad Move por parte dos integrantes do PX, uma vez que já houve beef entre eles, outra vez que o Vui Vui (que se mostra o líder do PX) também já beefou o novo Patrão deles, deixa ate certo ponto pouco credível esse projecto.

Mas a questão do Big ser o patrão desse projecto é bem perceptivel, uma vez que o Kota é um dos nomes principais da LS Republicano, detentora de quase todos os músicos que “fazem sucesso aqui na banda em todos os estilos” e com o aproximar das eleições o que implica muitos shows, nada mais logico do que engolir ego e aceitar o deal.

O resto as músicas dizem tudo, mas sejamos pragmáticos nas nossas análises, pelo que sei deste mercado, não vejo o Projecto X a ter o seu próprio publico, e os poucos que os apoiam, que constituem o seu publico da era Kalibrados e Army Squad, hoje já não têm nem idades para irem aos shows de Rap, por isso acredito que o PX, seria mais ou menos como aquilo que foram os últimos álbuns dos Kalibrados.

Ia precisar de muitas páginas se tivesse que descrever as linhas que sustentam esse beef, mas farei apenas a minha opinião sobre o tempo de resposta da FS.

NFS Nuno Ferreira Santos – 08 Maio 2015 – banda de hip hop / rap os ” força suprema ” de mem martins Sintra e naturais de angola sao famosos em Angola

De igual modo, os mais atentos entenderão que a FS vive daquilo que faz, eu particularmente, não estava a espera de uma resposta tão cedo, certo dia um amigo meu disse: O NGA está num nível em que ele já não lança nada à toa…, dito e certo, a FS esteve esse tempo todo a preparar mais um trabalho e lucrar com isso.

Para quem não sabe os views no Youtube geram receitas, os downloads trazem shows e é essa realidade da FS como grupo musical, por isso a demora da resposta.

Urna em 24horas já tem mais de 94mil views, mais de 3mil views por hora, isso significa alguma coisa.

Claramente a minha opinião esta muito parcial e eu assumo isso, só pelo facto de achar que Rappers e/ou músicos conceituados não precisam desrespeitar os que estão no Top para terem algum sucesso.

Todo mundo precisa conquistar o seu espaço, e os Rappers que já bateram, precisam trabalhar mais e melhor para superar quem está no top, isso é rotativo e a vida dá voltas.

Isto é Hip Hop.

Opinião de: @LMBreguet

Comentários

comentários

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou do tempo em k os Kalibrados/Army squad batiam e todos nós consumimos as cenas k eles dropavam pk são clássicos mas achei infeliz a ideia de reentrarem no mercado bifando a FS usando para tal o pretexto de que a FS desrespeitou o music hall Angolano! Quem conhece rap sabe o quão egocêntrico é este estilo de música aliás se formos a ver na vertente desrespeito o senhor k certamente fomentou o ataque a FS (Ivo Duval a.k.a Vui Vui), tem um célebre freestyle feito no parque de estacionamento na Tuga em 2003 ou 2004 com o Laton, Kadaff e SP em que manda uma linha a dizer: chamem- me boss mas não sou o ac e depois diz que chegou e Tuga e o Boss virou Cachico! Ora o Boss AC ou qualquer outro rapper podia interpretar isso como um desrespeito ao Boss AC que diga- se de passagem fez muito mais pelo hip hop em português do k o Vui Vui. Isso para não falar da linha que ele mandou para o Big Nelo quando namorava a então ex de Big Nelo. Os membros da PX deviam é aceitar a realidade que dói menos, FS é a shit!

  2. Gosto bastante do stilo Rap, mas muito cinceramente já mais passou em mente que um dia isso iria acontecer entre estes grandes pilares do s m

    • Eu gosto do rap angolano.
      Muito sinceramente esta ideia de se juntarem para biffarem a FS é a toa.
      Army Sq. São bons e nem precisavam fazerem isso
      nem Os kalib.
      Ac… Um grande rap luso na qual adimiro tanto este é intocavél.
      FS o momento é vosso e ponto final.

  3. Foi só uma resposta do Projecto X a uma outra falta de Humildade por parte da Fs, que acho que deve passar a ter cuidado naquilo que canta, e não tentarem fazer -lhes de santos, como se quer fazer parecere Que fazem um mau rap, fazem e muito distrutivo. Mas a grande questão é o respeito que devemos nutrir entre todos nós. É não venham dizer que o rap é egocéntrico, e por isso a fs pode vir de bom tom dizer o que quizer; pizei aquele e aquilo, sem esperar por uma resposta por quem quer que seja, por acharem agora que são donos do game, que na verdade, destroem mais o Rap do que outra coisa.

DEIXE UMA RESPOSTA