Antes de qualquer coisa, gostaria de realçar duas coisas importantes originadas pelo meu primeiro post sobre este assunto. Primeiro queria agradecer ao Kid MC e ao Double S pelas palavras dirigidas a mim, podiam facilmente apelar à inveja ou ter uma reacção mais arrogante, como acontece muito, mas não foi o caso, as suas abordagens foram direccionadas ao texto em si e nunca à pessoa que o redigiu. Isto me leva ao segundo ponto que é o meu pedido de desculpas a estes dois artistas e ao Vui Vui, depois de ouvir alguns argumentos, reparei que afinal as suas rimas tinham sentido sim. Eu explico o porquê:

Kid MC

“A sombra resulta da relação entre luz e cor”

O Kid tem razão no primeiro ponto do seu texto, eu percebi mal o que foi dito na música. Na verdade o que ele disse foi “A sombra resulta da relação entre luz e corpo”, assim sendo os argumentos por mim utilizados deixam de ter sentido.

Double S

“Ensinar aos niggas o que significa punchline
Já é uma missão cumprida estilo a limusine”

A minha inquietação residia no facto do artista ter alterado a pronúncia da palavra “punchline forçando assim uma rima na linha seguinte. Algumas pessoas argumentaram (e muito bem) e acabaram por me convencer que afinal o artista tem razão. Isto pode ser considerado como wordplay, ou jogo de palavras, o artista tem a “liberdade” de articular as palavras para que a rima faça sentido. É muito comum ver isto hoje em dia.

Vui Vui

“Meu cd está no mercado a fazer tutú
Trato o mic por tu, sou um pitbull…”

Na publicação feita, eu questionei o significado de “Tutú” e curiosamente, muitos outros jovens da minha faixa etária perguntaram-se o mesmo. Algumas pessoas mais velhas que tiveram contacto com o artigo explicaram-me que tutu é uma expressão antiga usada principalmente em Portugal e no Brasil para se referir a dinheiro.

Apesar do meu pedido de desculpas, isto não os isenta de se fazerem presentes outra vez nesta lista. Vamos então avançar para a 2ª parte das Linhas Sem Sentido:

01 Mankilla
Música: A Diferença
Álbum: Renascimento do Tubarão

“Eu sou um leão, espanto quando grito”

Até onde sei o leão ruge, não grita.

02 Vui Vui
Música: Remixes
Álbum: N/D

“Ahm porque nas eleições eu tive um carro e uma casa
A verdade é que hoje em dia ainda vivo numa alugada”

Uma casa não se aluga, arrenda-se. Apesar de serem sinónimos, o termo alugar usa-se quando se trata da locação de bens móveis (ex.: um carro) e arrendar quando se trata de bens imóveis (ex.: uma casa). Um erro muito comum.

03 Double S
Música: Cinco Dedos
Álbum: Bomba Relógio Vol. 3

“Eu tou numa de doar órgãos, vou te dar as costas”

Existem vários órgãos no nosso corpo mas as costas não fazem parte desta lista. O mais engraçado desta linha é que foi o próprio Double S que me indicou.

04 Dji Tafinha
Música: Na Lua
Álbum: N/D

“Eu só vou te levar pro cubico
Te agarrar, te chupar tipo pincho”

Eu estou a tentar imaginar o tempo que esse pincho vai levar a acabar… Era suposto mastigar e não chupar o pincho.

05 Army Squad
Música: A Diferença
Álbum: Renascimento do Tubarão

“A diferença entre eu e tu é que eu sou real e vocês não são”

Não há concordância na frase, ou se dirige para uma pessoa ou para um grupo de pessoas. Considerando a linha que vem a seguir, devo concluir que pretendiam dirigir-se a um grupo de pessoas. O refrão até kuia, mas não tem sentido.

06 Edson dos Anjos
Música: Vou Matar O Boy
Álbum: Mixtape R.A. Passatempo

“Pensam que eu sou da Marvel, porque o meu som bate man”

Aqui a pronúncia do “bate man” soa propositadamente a Batman, seria uma boa linha se o Batman fosse da Marvel. Na verdade, o Morcego de Gotham é uma personagem da rival DC Comics.

07 Prodígio
Música: É Assim Que Se Faz
Álbum: Mixtape Pro Evolution 2

“Sentado em cavalos tipo o logotipo da Burberry
Me escorraçaram, voltei mais caro… Balotelli”

Acho que nesta linha o Prodígio queria se referir ao Pogba, jogador do Manchester United que em 2012 saiu dos Red Devils a custo zero, sem ter a oportunidade de mostrar o seu valor e voltou 4 anos depois num negócio de cerca de 100 milhões de euros. Balotelli nunca retornou aos seus clubes anteriores, excepto quando esteve no Liverpool e foi emprestado ao Milan por uma temporada.

08 Kelson Most Wanted
Música: Control
Álbum: N/D

“Fodo beats, me processem por assédio”

De uma forma muito resumida, um assédio (sexual, no caso) é um conjunto de comportamentos por parte de alguém em posição privilegiada, que ameaçam sexualmente outra pessoa. Se já “fodeu” os beats, então não se trata de uma ameaça e sim de um acto consumado. Processar por violação, por exemplo, faria mais sentido.