Início Artigos “É Possível Fazer Um Trabalho Profissional Trabalhando Num Home Studio“ – M...

“É Possível Fazer Um Trabalho Profissional Trabalhando Num Home Studio“ – M ao Quadrado

1

m-ao-quadrado-1

“É possível fazer um trabalho profissional de máxima qualidade e ter boa renda, trabalhando num home studio

Começou com intuito de ser rapper, mas a vocação para a produção veio ao de cima. Hoje, com uma assinatura forte e apelativa, domina uma certa fórmula para fazer boa música. Com seis anos de “estrada”, traz na bagagem o seu bom feeling criativo, inúmeras produções e acompanhamentos artísticos. Já os seus anseios, passam por executar projectos colaborativos com outros produtores e artistas. Conheça o “dedos mágicos” por trás dos hits do rapper YOUNG DOUBLE…

Como surge o pseudónimo “M. AO. QUADRADO”?

Surgiu numa brincadeira com uma das minhas irmãs. Sempre que ela escrevia o meu nome – Emmanuel -, ao invés de escrever com os dois “emes”, ela simplesmente escrevia Em2anuel. No momento em que precisei de um nome artístico, não hesitei em usar o “M. AO. QUADRADO”.

m-ao-quadrado-2

O que é a música para si?

A combinação de sons agradáveis ao ouvido humano, que tem como objectivo final gerar uma obra de arte. É um mundo infinito de possibilidades, onde a criatividade não tem limites. Posso considerar que é uma obsessão que tenho.

Como e quando descobriu o talento para a produção? Há quanto tempo está nisto?

A princípio a ideia não era ser produtor, a ideia era ser rapper. Foi no momento em que me foram apresentados o PROFETA DJ e  o DJ ICE que me deram os primeiros toques sobre  produção musical, que nasceu o meu interesse.Passado algum tempo, achei a produção musical mais interessante e desde então, fui aprofundando e aperfeiçoando-a até os dias de hoje. O talento apareceu depois de muita prática; foi algo que surgiu depois de ter “mergulhado de cabeça” na produção musical. Estou no ramo há seis anos.

Lembra-se da sua primeira produção?

Não lembro do primeiro beat, mas considero o  REIS DO CHÃO, música do YOUNG DOUBLE,  a primeira produção, por ser a primeira música produzida por mim (co–produzida por DJ ICE) e que em 2011 chegou a  ser gravada e lançada.

Sendo conhecedor da matéria, acha que nos dias que correm é possível fazer um bom trabalho profissional e ter uma boa renda trabalhando num Home studio?

Comecei num home studio  e continuo no mesmo lugar em que comecei (risos). Nos dias de hoje, é possível fazer um bom trabalho profissional e ter uma boa renda trabalhando num home studio visto que, a tecnologia evoluiu bastante, proporcionando materiais de alta qualidade e acessíveis em termos de preços, o que facilita bastante. Isto não significa que  basta ter o material para ter qualidade. A pessoa que vai usaá-lo deve ser dotada de conhecimento para retirar do equipamento  o que de melhor ele tem.

Qual é a sua ligação com YOUNG DOUBLE?Conte-nos um pouco sobre esta “junção” de talentos?

Se não estou em erro, conheci o YOUNG DOUBLE em 2010. Estava no estúdio do DJ Ice, quando o Double passou por lá, foi no mesmo dia em que eu estava com beat do REIS DO CHÃO. Desde então, temos trabalhado juntos. O tempo e a convivência transformou  um amigo em irmão, pelos momentos que já partilhámos, pela sincronia em termos de ideias e. pelos objectivos em comum que,  asseguraram o desenvolvimento do talento de ambos.

m-ao-quadrado-4

Quais são os serviços que a SPCTHATLABEL oferece?

Produção, direcção artística e compositores.

Como está equipada a produtora?

Estamos em vias de abrir um estúdio, por enquanto temos trabalhado nas nossas próprias casas e às vezes no estúdio do ELBER (membro da label), que está bem equipado para o que precisamos.

Quais são os músicos que já foram produzidos por si?

HALEEB, YOUNG DOUBLE, DJ NC, ELBER, SMART MUSIC, B26, RAP SOULDJA, EBED MELEK e DJ CALLAS.

Sendo um nome já conhecido, obviamente que muitos novos talentos batem à sua porta. Como procede ?

Primeiro procuro conversar com o artista, ou seja, o novo talento, de maneira a perceber os seus objectivos e para lhe dar o acompanhamento ideal para o desenvolvimento do trabalho. Há casos em que os artistas já têm algo gravado. Nestas situações, procuro ouvir o material que o artista traz para posteriormente proceder da melhor maneira.

O que o diferencia dos demais produtores?

Com o background que tenho, posso orientar os artistas de um modo mais eficaz e assertivo,  tenho características próprias  no que toca à manipulação de sons e instrumentos. Sou muito detalhista nas minhas composições e procuro produzir beats simples e únicos.

m-ao-quadrado-3

Quais são os maiores sucessos já produzidos por si?

Os maiores sucessos produzidos por mim são REIS DO CHÃO, THUG LIFE e TOU NA MINHA. Todas estas músicas de YOUNG DOUBLE.

Com que músicos ou produtores gostaria de trabalhar futuramente?

Eu gostaria de trabalhar com muitos músicos dentre eles, Army SQUAD, PÉROLA,  KALIBRADOS,  ANSELMO RALPH, DUC, DJI TAFINHA, ZONA 5 e outros  que quisessem ou gostassem também de trabalhar comigo.

Não precisa citar nomes, mas já trabalhou com músicos complicados/difíceis em estúdio?

Já trabalhei com músicos difíceis, músicos com uma certa dificuldade em transmitirem as suas ideias, o que dificulta o trabalho…

Até que ponto os produtores são importantes na formatação

estratégica dos artistas para o mercado?

O mercado tem evoluído bastante ao longo dos anos e ninguém melhor do que os produtores para orientarem os artistas de acordo com as tendências que são criadas. Logo, os produtores são cruciais nesta formatação, sendo os criadores das tendências.

E aqueles artistas que não dão certo? A responsabilidade é dos produtores, agentes (promoção) ou dos artistas?

É muito relativo. Inúmeras variáveis contribuem para o sucesso de um artista; nos casos em que o agente faz parte da direcção artística, ele é encarregado juntamente com o produtor, de acompanharem o trabalho até atingir a qualidade necessária e usar os melhores meios para a promoção do produto final, de maneira a fazer sucesso. Não basta ser um bom artista. Deve-se estar igualmente em boas mãos, ter uma boa direcção artística, ter um bom agente e um bom produtor. Haver intercâmbio, troca de opniões e boa comunicação. Entre artista, agente e director artístico há que haver acima de tudo uma relação saudável, para que o produto final seja top .

Tem alguma dica para os iniciantes?

Para os iniciantes, o que importa realmente é a dedicação e a persistência, sem esquecer que, talento não é tudo. Também é importante a procura pelo conhecimento.  Em termos de materiais, no início não é necessário muita coisa. Actualmente, com a tecnologia existente basta um computador para começar e com o tempo surgirão outras necessidades. Ouvir muita música também é essencial, assim como explorar a variedade dos estilos musicais.

Comentários

comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here