mc marechal livrar

O movimento hip hop, desde sua origem nos guetos norte-americanos em meados dos anos 1970, foi uma transformadora fonte cultural para a juventude, sendo fundamental para a substituição da violência urbana por manifestações artísticas baseadas em quatro pilares: MC (Poesia), DJ (Música), Graffiti (Artes Visuais) e Break (Dança).

Nos anos 1990, o DJ Afrika Bambaataa – novaiorquino, considerado um pioneiro do hip hop – declarou a inclusão do Conhecimento como o quinto e mais importante pilar desta cultura.

Na busca constante pela disseminação de conhecimento em toda a sua extensão, o Projecto Livrar visa criar conexão entre a literatura e o jovem público de RAP (Ritmo, Arte e Poesia), predisposto e interessado em informação de qualidade.

Assim, desde maio de 2012, numa iniciativa do rapper brasileiro Mc Marechal com Janaína Michalski, foi criado o “Projeto Livrar” que consiste na distribuição de livros de autores independentes em shows e eventos dos rappers cariocas MC Marechal e Sant, numa acção que vem se mostrando de grande incentivo à leitura, baseada no vínculo de confiança firmado entre os artistas e o público.

A partir do contacto com autores independentes e editoras, e da colecta das obras, a distribuição acontece – preferencialmente – em cidades diferentes das quais residem os autores, de forma a cooperar com o diálogo da diversidade brasileira.

mc marechal

Projecto Livraré uma iniciativa do

“Livrar, Livrar de tudo aquilo que nos distancia das leituras, Livrar de tudo aquilo que nos distancia das artes, Livrar de toda publicidade/propaganda/mídia que só vende uma memória colectiva de um mundo caótico. Mais do que importante, esse projecto é necessário, pois essa nossa força talvez venha de uma educação libertadora, que nos eduque a se livrar dos males, a compartilhar o conhecimento, o Hip Hop. Livrar é uma necessidade, é uma vivência, uma resistência, uma vida, somos nós!” (OHUAZ, músico e organizador do show do MC Marechal em Guarulhos/SP, em maio deste ano).

O projecto completou hoje 2 anos desde a sua criação e não podíamos deixar de fazer vénia e parabenizar o Mc Marechal e toda sua equipa por este grande feito…

um so caminho mc marechal

MC Marechal é conhecido por ser um artista muito talentoso e também por nunca ter lançado um disco (rapper desde 1998). Hoje no dia do 2º aniversário deste grande projecto, Marechal deixou a seguinte mensagem no seu instagram:

mc marechal vs insta
Tudo sobre o “Projecto Livrar” aqui »»» wwwprojetolivrar.com.br


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net