Cubaliwa - Azagaia

Verdades e mentiras foram propaladas contra o mano Edson da Luz, disseram as más línguas que o gigante do índico havia naufragado nas ondas da suruma. Cubaliwa (renascimento) O regresso triunfante de quem sempre esteve aqui

Putos perguntam, porque raios a Renamo de Afonso Dhlakama, insiste em reeditar o caos e agonia da guerra civil? Azagaia, respondeu a essa questão com a destreza e habilidade de sempre, na faixa “Cães de Raça” uma autêntica tese de sociologia sobre a quadratura do círculo da sociedade moçambicana numa abordagem magistral sobre o ABC das assimetrias, imparidades e preconceitos entre às classes sociais moçambicanas.

Azagaia, sempre na contracorrente, não se deixou comover pelas operações de cosmética que veem sido empreendidas na igreja católica pelo Papa Francisco, o gajo porreiro e, na faixa “Maçonaria” Azagaia, banalizou o cristianismo de forma incisiva, numa descomunhão notável, um apelo comovente aos nossos manos bantus que insistem em procurar salvadores divinos para resolverem os problemas que a União Africana não resolveu em 50 anos.

Azagiriz

Subir na vida” com Kennedy Ribeiro, uma abordagem mordaz (deveras pertinente) sobre o fenómeno do alpinismo social que tem apoquentado as sociedades modernas. Uma crítica social a geração dos androides que transformaram a bajulação, madoísmo e, o brochismo em elevadores sociais, uma espécie de tic-tac social, onde os indivíduos com magistratura de influência possuem maior posse de bola, cargos e lugares. Um corolário da faixa “Revolução já”, a revelação dos ensinamentos do Jó Cognitivo, África funciona com um sistema operativo programado para o fracasso, a cada nova importação nasce uma nova necessidade.

O álbum conta com um leque de convidados muito competentes que agregaram muito valor a obra, Guto, Júlia Duarte, Hélio Bentes, Valete, Dj Cruzfader, MCK, Stewart Sekuma e Dama do Bling. A participação do MCK, lembrou-me a celeuma que se viveu nas redes sociais quando o Christopher Nolan anunciou o Ben Affleck como o próximo Batman.

A obsessão do MCK pelo MPLA tem condicionado o seu liricismo, parecem versos inspirados nos títulos dos jornais “Angolense” e “Folha 8” dicas óbvias, a mercê de qualquer aluno do ano zero da faculdade de ciências políticas, sinto falta daquele cota Katro com narrativas novas e exclusivas, com aquela terceira visão dos factos sociais e políticos. Valete, também esteve alguns furos abaixo, um verso totalmente inspirado nas notícias do Jornal Expresso do senhor Pinto Balsemão, Valete, abriu com estrondos uma porta que há muito anda aberta, dicas a mercê de qualquer aprendiz de Rafael Marquez, uma técnica perigosa para um Rapper da cratera e dimensão do Valete, há mais Angola além da Isabel dos Santos.

Azagaia

Cubaliwa, é uma obra de recursos infinitos, de uma nota artística elevada, com uma textura sonora que navega desde o Boom-bap drums até a vibe souful, uma instrumentalização melódica que trás ao de cima os melhores registos da música folclórica moçambicana. Um verdadeiro manifesto da revolução espiritual de que necessitam os países do medo.

Os argumentos espumam-se perante factos, Óscar Ribas dizia, a palavra escrita, por muito que queiramos incendê-la, é quase sempre fria, nunca pode manifestar o verdadeiro ardor da nossa alma, falta-lhe a vibração, a intensidade, o tom, fim de citação…

Por isto, esta obra-prima merece uma análise técnica muito mais rigorosa, à altura de um aluno distinto de uma faculdade de belas-artes ou de um professor de um conservatório reputado. Eu, por ser um leigo na matéria, termino a minha análise, ajoelhando-me, baixando as orelhas e gritando “F#dass granda álbum cota Edson da Luz, Mad propz mesmo”…

Texto Por: Soba L

Compre o Cubaliwa online: BandCamp || Itunes

azagaia - cubaliwa - venda - moçambique


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net

7 comentários

Luis David · 14 de novembro de 2013 às 18:53

Rendo homenagem a esse grande homem. Azagaia representa um querubim para a Mocambicanidade.

euclides pacheco · 14 de novembro de 2013 às 22:19

esse soba L.TANTO QUE PROCUROU…
MCK se não fosse humilde ele diria que é o melhor rap da lusofonia. qual angola que tu conheces para além da isabel ou a família real?
viva no cazenga 2 meses que não saberás se fazer outra coisa que não citar a isabel em todas ofensas que lhe vierem a mente.
se tiver erros desculpe não cheguei ainda no ano zero…

miguel Arcanjo Caramasor · 18 de novembro de 2013 às 10:38

mano Azagaia faca tambem o Clip da musica Maconaria, porfavor mano. para fechares em grande o deu album. Paz!!!!!!!!

Nelson Mungoi · 18 de novembro de 2013 às 13:00

Grande texto a alutura do album, realmente a musica Maconaria arrepia o cabelo ate dos surdos,o Azagaia me faz ter orgulho de ter crescido tambem na Namaacha.

David Kapano · 21 de novembro de 2013 às 14:06

É BOM SABER Q STAS D VOLTA MANO AZAGAIA

anisio dos santos · 14 de dezembro de 2013 às 22:57

É praxe minha dizer que conteporanêamente temos grandes homens, porquê estarmos presos intelectualmente eternamnete ao passado?
A minha paixão intelectual obriga-me a sentenciar AZAGAIA como melhor liricista hipopiano hodierno, digo isto em termos meramente líricos, em termos liricos, puramente, genuinamente liricos não existe actualmente um liricista a altura de AZAGAIA, no mundo português não existe, por isso afirmo categoricamente que AZAGAIA é o clímax lrico actual.
Para melhor inteligência do que digo recordemo-nos da lógica, em lógica temos o objecto formal e material, no objecto formal a lógica preocupa-se com a coerência interna de um dado enunciado, se eles não tem nenhuma contradição interna, neste pormenor o AZAGAÍSMO é extraordinário, apresenta suas ideias numa guisa belíssima, tem uma eloquência sagaz, aberrante, mas também temos o objecto material aqui a lógica analiza a concordância do enunciado com a realidade, aqui eu oponho-me ao AZAGAÍSMO, indeiologicamente penso ser aquela epidemia conteporânea do criticismo barrato, paupérimo, nauseabundo, moribundo, que não provoca acção revolucionária activa positiva. Se é uqe provoca revolução!
Recordo-me duma conversa que tivera com o meu colega ANTÓNIO MARCOS NHAGUILINGUANE em que eu disse: AZAGAIA é uma faze retardada de VALETE, ele com BABALAZE ainda é demasiado vernáculo e há necessidade de internacionalizar mais sua música para que ele seja liricista do mundo, assim por escrever de forma mais subjectiva, mais seduratora para os ouvidos (que VIRES) seria um estágio PÓS-VALETISMO, prova de que era verdade AZAGAIA apareceu no dia 8/11/13 no MUSIC BOX dizendo que no albúm actual intercionalizou sua música.

Brutal Mc · 13 de fevereiro de 2015 às 14:15

é assim, eu esperava algo melhor do valete mas o mano foi mais angolano que outra coisa ok ele é revú e eu respeito um revolucionário não pode ter fronteiras, quanto ao Mc K, o mano esteve no nível habitual sem excesso, se fizeres criticas politicas em angola sem falar do MPLA Isabel dos santos e outros dos santos não é uma critica politica é uma critica Social num contesto geral, a pessoa que escreveu esta matéria eu pergunto o seguinte, achas que as tuas criticas são reais? ouves as musicas do katros ou ou curtes o katros? nada contra mais esta matéria tem de ser revista…. 😉

Os comentários estão fechados.