hip-hop-angolano

Não há barulho mais aterrorizante do que aquele que vem das ruas

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, quando Gil Scot-Heron profetizou com o brocardo The Revolution Not Will Be Televised, definitivamente esqueceu-se de acrescer But It Might Be Televised If a Change In Minds Occurs. Durante largos anos, os membros das instituições nacionais que tutelavam às premiações artísticas, pautaram-se por uma conduta anti-desportiva, nunca houve fair-play e muito menos boa arbitragem na avaliação dos artistas que traziam nas suas obras o selo deste estilo hermético (RAP).  Todavia, era apenas uma questão de tempo, chegaria o dia em que o Buzz proveniente das ruas penetraria no dogma institucional das instituições em alusão, do tipo: contra factos não há argumentos.

Revelação

Humano bélico, marcando passos mesmo sem ser um Step Model, luso como o Kratos, na promoção com o Tarciso e o Cenas, falo do Rainho, Ready Neutro. A tape Rey Duz Bandiduz, foram pequenos ventos que anunciavam o furacão verbal que se confirmou nos trabalhos subsequentes, Efeito Neutro e Efeito Da Força. Ready, neutralizou o nosso mercado, o mano transformou às suas punchlines em degraus, que culminaram com a sua subida ao púlpito do Moda Luanda 2013, onde, viu a sua carreira das ruas, ser Laureada com o prémio Revelação do Ano. Maktub, estava escrito, Yebba já não é o futuro, agora é o presente, Mad Propz para o Ready Neutro e toda a sua Gang.

Consagrações

Houve quem, de forma pouco aconselhada e precipitada, declarasse a independência do Rap Nacional na frequência do Show realizado pelo Valete em Angola. Eu, imperfeito como qualquer humano, vou alinhar no mesmo diapasão e seguir o mesmo itinerário, apesar da falta de legitimidade e autoridade, julgo pertinente declarar o ano 2013, como o ano de Independência do Rap Angolano, sobretudo pelos prémios atribuídos aos dois titãs angolanos: MCK, pela Radio Luanda, na categoria de Rap do Ano e Nga no Moda Luanda 2013 na categoria de Melhor Rap e Show do Ano.

MCK, um nome incontornável no Rap Angolano, visionário e vanguardista, foi o primeiro Rapper angolano a denunciar as incongruências nos negócios do petróleo bruto angolano no seu álbum de estreia Trincheira de Ideias. Assim como o Mpla é o povo e o povo é o Mpla, o Katro é o Rap Angolano e o Rap Angolano é o Katro.

Nga, a extensão do Rap Angolano na diáspora, tem sido um fenómeno das ruas e becos nos últimos anos, filho de Angola, celebrizado por Portugal, Nga é um verdadeiro Street Nigga, um porta-voz das ruas, que narra de forma brilhante os dramas dos nossos manos Desenrascas que transformam os constrangimentos em pressupostos positivos. Mad Propz aos dois, prémios mais do que justos, a luta continua e a vitória será certa.

PS: Este texto não é um exercício de memória curta, lembro-me perfeitamente dos prémios dos Kalibrados, no álbum de estreia, Propz também para eles e todo o pessoal da Mille Mambos

Texto Por: Soba L


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net

14 comentários

José Kameya · 19 de março de 2013 às 12:23

Voçes abriram caminho para muita gente pork de uma coisa eu tenho certeza graças aos vossos esforços daqui a mais dois anos o estilo mais ouvido será o rap luso.

Gilberto Hebo*KENNY* · 21 de março de 2013 às 10:39

NGA, meu street nigga!!! É impossivel falar-se RAP lusofono e não se falar de ti, o pessoal taria a ser injusto… Só Deus sabe para onde vais mas nós sabemos de onde vens.

Adijildo Raúl · 21 de março de 2013 às 23:19

Direitamente d ANGOLA, NAMIBE.
Mck adoro e respeito muito os seus trabalhos.
Nga és e sempre séras o meu idolo, o kolosal d todos os tempos.

Janilson · 25 de março de 2013 às 08:13

Nga o talisma do rapper estamos juntos one. Tu es galo não precisas de pôr crista.

Janilson · 25 de março de 2013 às 08:16

Nga o idólo mas quenti que fogo.

Yaniloy java da cash · 26 de março de 2013 às 16:57

Faço tudo pensando nas mix tep

Telmo Matadi · 23 de abril de 2013 às 11:56

Sabemos d onde vens, sabemos também q vás pra os palcos como ninguém,n t comparo com ninguém es o melhor do “mundo0″…

conduta · 28 de maio de 2013 às 20:32

Meu kota katro você é bué forte, eu tenho a certeza que voce é o Rapper respeitado no hip hop lusófono por isso dou-te muitas força todo Chabbá esta contigo, Prenda e Katambor do Pai Grande poeta.Masta k na kaza.

Julião Jamba Ukwahamba · 1 de julho de 2013 às 10:55

NGA ~ daq é JN sou do Lubango xcrevo a partir Luanda. queria dizer ao NGA que em 2010 Eu ja comercializava os impactos de nga e todos os dias m solicitavam o lubango sabi disso porque tu cantas musica pra alma, nas tuas músicas eu busco de quase tudo ~ diversão, conselho, proverbios, frases românticas. Em fim tem tudo…

Olimpio drizzy · 1 de julho de 2013 às 17:37

Yha meus manos,meus kotas.etc Ng rey da ls e o dono do chabba eu sei ki aii o sol tambem brilha. filho das ruas e proibido ouvir isso!!!ralla one

Antonio Kativa · 10 de julho de 2013 às 11:51

Meu cota cenas força pelo trabalho…

cleusio · 28 de julho de 2013 às 01:07

nga melhor que ele ja nao a, nga tem rasao os seus fas sao preconceituoso nao curtem de niguem…..

cleusio · 28 de julho de 2013 às 01:08

nga melhor que ele ja nao a, nga tem rasao os seus fas sao preconceituoso nao curtem de niguem…..ls street nigga cleven filho do rei

hermes birkin replica neon · 15 de janeiro de 2014 às 15:03

hermes kelly bag price 2011 “Não Há Barulho Mais Aterrorizante Que Aquele Vindo das Ruas“ – MCK, Nga e Ready Neutro | Cenas Que Curtimos

Os comentários estão fechados.