Nga Entrevistado Pela My Sound Magazine “A Minha Música Reflete a Minha Vida”

NGA-11

Foi num dia de sol na margem do rio Tejo que o My Sound Magazine esteve à conversa com dois artistas do rap português, Nga que já é um verdadeiro sucesso nacional e Prodígio que sempre o acompanha nos espectáculos. Ambos darão um concerto dia 30 de Março no espaço TMN ao Vivo.My Sound: O rap começou, em Portugal, em meados dos anos 90 que foi precisamente quando tu vieste de Angola. Como surgiu o Rap e o NGA na tua vida?
NGA:
 Pelo que sei o Rap começou nos anos 80, nos anos 90 foi quando houve aquele boom, aquela expansão um bocado maior com os Zona Dread e outros, eu quando cheguei cá, vim de Angola com a minha mãe e com a minha irmã, e não te sei dizer porquê, quando eu ouvi além dos putos de bairro a Black Company apaixonei-me logo, o poder das palavras, o ritmo. Não te sei dizer porquê, eu não tinha irmãos mais velhos (…) então foi um primo meu que veio da Alemanha, trouxe umas cassetes, e eu identifiquei-me logo, apaixonei-me logo, mesmo coisas que eu vivia na altura…e pronto fazia-me companhia. Os Black Company são irmãos que eu tenho hoje, são os irmãos mais velhos que eu nunca tive e que entendia, eu não os conhecia, eles não me conheciam mas a gente entendia-se bem.

.
MS: Boss AC é uma das referências em muitos dos teus sons. Como justificas essa grande influência?
NGA: 
Quando eu ouvi Boss AC foi no álbum dos Black Company, o “Filho das Ruas”, que eu disse, apesar de ser ainda muito novo, tinha uns 14, 13, 12 anos por aí…é muito bom, muito bom! As palavras, o ritmo, na altura o AC já gravava fora então as músicas já tinham aquela qualidade (…) e ele era o melhor professor que havia, o AC dava-te um pouco de crioulo, um bocado de inglês, uma ou outra palavra de francês, espanhol, mas sempre a engrandecer o que é feito em português. Eu sou muito fã de português, sou muito fã de ouvir as palavras. Depois eu queria vestir como ele, as calças abaixo do rabo como ele (…), então eu queria ser como ele. (mais…)