imageA Wikipedia poderá paralisar seu site em inglês por 24 horas

A versão em inglês da enciclopédia virtual Wikipedia ficará fora de serviço durante as 24 horas desta quarta-feira (17 de Janeiro) em protesto pela lei antí-pirataria Stop Online Piracy Act(SOPA), que é debatido no Congresso dos Estados Unidos.

A comunidade da Wikipedia decidiu submeter a sua versão em inglês a um blackout durante 24 horas, em protesto por propostas de legislação dos Estados Unidos”, indicou nesta segunda-feira Wikimedia Foundation, que dirige a comunicação da companhia.

Se for aprovado, o projeto de lei SOPA e sua versão no Senado “prejudicarão a internet livre e aberta e proporcionarão novas ferramentas para a censura de sites internacionais dentro dos EUA”, acrescentou.

A Wikipedia faz parte da plataforma Netcoalition.com, na qual se uniu a empresas como Google, Yahoo!, Facebook, Foursquare, Twitter, Amazon, Mozilla, AOL, eBay, PayPal, LinkedIn, OpenDNS e Zynga para tentar barrar a iniciativa legislativa.

Google e Facebook também deixaram aberta a possibilidade de declarar um blecaute de seus serviços, mas nenhum deles confirmou isso até agora.

O SOPA, cuja data limite de aprovação é o próximo dia 24, permitiria ao Departamento de Justiça norte-americano investigar, perseguir e desligar qualquer particular ou empresa que possa ser acusada de publicar material com direitos de propriedade intelectual dentro e fora do país.

Desde 1998, a lei que combate a pirataria nos Estados Unidos é denominada Digital Millenium Copyright Act, que obrigava a retirada do material ilegal dos sites que faziam uso do mesmo, mas não tinha competência sobre o que fosse publicado a partir de outros países.

Cenas Que Curto LIKE

O blog #CenasQueCurto apoia a iniciativa de boicote, porem, por se tratar de uma Lei Americana manterá o seu normal funcionamento.

Categorias: Tecnologia

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net