image

Edivaldo dos Santos (www.hiphopangolano.blogspot.com)
Formado em
Gestão de RH
Rapper e Activista
Funcionário Publico
Hobby: Internet, Música e Desporto
Sonho: 70% Realizado “Passar por todas províncias de Angola”

1.Edivaldo dos Santos em resumo explique-nos o surgimento do seu blog e o porquê do nome.

Bem como esta escrito nas informações sobre me no blog, o mesmo surgiu porque quis ter um lugar onde eu pudesse arquivar as minhas entrevistas que fazia as pessoas ligadas ao hip hop para o Jornal de Angola. No principio, através do Dino Cross as entrevistas iam parar ao hipflickz e depois também passou-se a publicar no site do Club K mas com a «morte» desses sites surge a necessidade de criar um blog, e foi assim que me tornei seguidor do blog do Samurai e criei o meu. O nome foi pk a ideia era apenas publicar cenas sobre o hiphop angolano. Nos dias de hoje devido a dinâmica do Movimento Hip Hop Lusófono eu já publico também cenas da Lusofonia mas não quero e nem vou mudar a denominação do blog. Eu acho que nos últimos tempos estamos todos muito ligado, com principal realce pra o triângulo “Angola, Portugal e Moçambique”, há muitas conexões e interesses entre as partes e por isso me desviei do propósito inicial do blog e passei a publicar também sobre o lusohiphop e assim também atraio visitantes desses países e desta forma divulgo o nosso hiphop pra eles.

2.Porquê que se auto intitula The First In Blog Game?

Bem como eu disse criei o meu blog seguindo o da MadTapes e o “The First” surgiu devido a umas brincadeiras entre mi e alguns bloggers com realce pró Dino Cross que dizia sempre que não sou o primeiro blog e dizia sempre que era. Depois de algum tempo descobri que o ele tinha de facto razão e que o primeiro blog existiu sim (já não existe) e como existiu 1 ou existe sem actualizações a mais de quatro anos eu mudei o a.k.a pra “The First Alive” ou seja o 1º Vivo e também o outro a.k.a que dá titulo a Mixtape do blog que saíra brevemente “Persistência Absoluta”.
Obs: Importa salientar que quando falamos “primeiro” estamos a excluir o do Samurai por se tratar de um blog da “MadTapes” ou seja é de label e quase exclusivo pra label e diferente dos que divulgam a generalidade.

3.Quem é o Edivaldo dos Santos, de onde adquiriu a paixão pelo Rap, como se tornou blog e consequentemente Rapper “Nigga Edi”?

Como me tornei blogger acho que já respondi na 1ª pergunta, quanto a paixão pelo Rap, tem uma música minha intitulada “Trajectória”, onde eu falo um pouco de mi ou muito de mi. Eu entrei no rap já a bué de tempo imitando os SSP, fui cantor pio na Rádio Nacional fazendo Rap onde naquela altura conheci pessoas como Chico Madne, Chico Santos, Kota Kintino (guitarrista e compositor), Toya Alexandra e jovens/crianças naquela altura como Fausto Segunda, Tony do Fumo Filho e cheguei até a participar num hino com Yuri da Cunha porque ele era bué guleiro pra cantar e andava atrás do Tio Kim pra participar em todas as actividades infantis. Participei também com Rap num festival organizado pelo Ministério da Cultura em que conheci Alfredo Hossi, Alton Ventura e também o Damásio, com os dois primeiros a amizade continuou e com Damásio infelizmente não… neste mesmo festival os três ficaram entre os 5 vencedores que receberam para além de dinheiro, bolsa para a academia de música na Marginal onde aprenderam a tocar os instrumentos e ficaram mais amigos. Na zona em que eu vive tinha um grupo “UBS” com mais três elementos em que dois deles eram primos do Xtigma (rapper e produtor), Hostil e 13º Discípulo que ainda eram putos e tínhamos como orientadores três cotas onde um deles continua a fazer rap que é o Dji Bakongo (Coligação Forever). Passado algum tempo mudei pró Bairro Popular conheci os meus actuais parceiros (MeggaSkill e Lilo Mc) e mais o Dr. Flow e decidimos formar um grupo…dois dias depois da conversa o MeggaSkill liga pra mi e diz que o Flow parou mas isso nos fortificou e formamos os Saqueadores, com o tempo conheci muitos nomes que têm muito a dizer “Dino Cross, CMC, CM, Kool Klever, Rafeiro, Toy Cuba, AF, Kota Euclides que me vendeu primeiro beat da autoria do Boni e outros. Na minha Zona também conheci um grupo que bumbamos bué juntos que foram os “etc” do prenda. Minha história é muito longa e uma entrevista escrita mesmo resumida não chega.

4.Qual é a comparação que faz do HipHop feito quando começou com o Blog e o actual? Qual é o contributo que tem dado em relação a isto?

Eu acho que o Hip Hop nacional tem vindo a crescer muito no geral, independentemente de alguns dos elementos terem estagnado. Eu acompanhei as fases da feira Ngoma, dos freestyles nas ruas e outras que foram surgindo bem depois e só por isso eu digo que evoluímos. Acho por outro lado que há uma certa preguiça dos B. Boys, Grafiteiros e até de Djs…Se os rappers, bloggers e outros estão a bumbar, a se arrojar porque que estes estão apenas a espera de aberturas? Rompam as barreiras. Nesses cerca de 60 meses como blogger, nunca vi tanta valorização dos mesmos como agora e tudo graças a qualidade e grande contributo que muitos blogs têm dado pra muitos artistas e eventos, já nos chamam nas rádios, nas revistas, nos eventos e ums que nem imaginávamos tipo ultimo show da Unitel e dos SSP nos Coqueiros…quanto a quantidade e a nova “Moda” de abrir blogs é próprio da evolução de qualquer “Mania” que esteja a dar frutos… acontece em todas áreas da vida, Hoje muitos querem ser Kid Mc pk bate, todo mundo faz mixtapes, todos querem pôr Zara, Todas meninas querem e sonham ser Leila Lopes, querem ser Designer, serquerem ir pró Dubai e até muitos querem  revolucionários/manifestantes é fruto da valorização ou importância que se dá a essas coisa e como tudo na vida há sempre o bom e o mau “é normal”…

5.Em quem vê ou via inspiração pra criar o blog ou Rapar? São 5 anos árduos nest trajectória conte-nos um pouco os aspectos k mais o marcaram.

Como blogger sem sombras de duvidas me inspirei inicialmente nos sites como hipflickz e Club K e como rapper eu oiço muito rap e fica difícil especificar mas na hora mesmo de fazer as minhas lines me inspiro em dois rappers que prefiro não citar pk os rappers têm sido pouco humildes… há álbuns que me marcaram muito e ainda marcam até hoje que são Geração Rasca-Black Company, Manda Chuva-Boss AC, Odisseia-SSP, Batalha-Warrant B, Noites em Branco- Dji Tafinha, Longa Caminhada-Mess, Fime-Army Squad, Negócio Fechado-Kalibrados e Homem e o Artista de Keita Mayanda eu cantava todas as musicas desses álbuns. Como blogger foi ter um parceiro como Brizzo durante muito tempo e ele postou cenas inéditas e primeira mão como Músicas e a mixtape de Fly Skuad com agradecimentos pró blog, Cenas de Moz como as primeiras coisas de Hernani, D-Lon e Sweepa a serem postadas em Angola e por outro apesar de muitos outros eu vi dois blogs que são “cenas e Luso” a serem super originais a não seguirem balas, isso no que toca apenas ao HipHop e sem desprimor pro’s outros blogs. Como Rapper e activista vi momentos tipo a nossa gravação com Kool Klever numa garagem onde a dispensa era o aquário (2006), as minhas entrevistas pró Jornal de Angola ao Raiva e Laton que naquela altura eram por muitos considerados como os melhores produtores, a primeira aparição de CFKappa com Ozono até hoje eu tenho essa gravação em mini dv, vi a surgirem Mcs como Edu Zp e Dji Tafinha (com grandes performances) sendo aplaudido e (acho) que admirado por Kid MC, aparições dos Kalibrados no Cunene 2000 nas tardes de HipHop da 4 Cash com Dino Cross, GMC, Kool Klever e Disco B entre outros eventos e momentos que ainda hoje vejo.

6.Explique-nos os Benefícios e Desvantagens de ser/ter Bloger/Blog.

Como tudo há o lado bom e o lado mau. Como blogger sinto-me bem, hoje tenho algumas aberturas, conheço algumas pessoas que eu admiro, tenho admiradores, faço amigos, não faço cash com blog, não cobro exactamente nada, pra poder se manter actualizado e ter alguma exclusividade sou obrigado a gastar bem na hora dos uploads de vídeos, mixtapes e álbuns a internet já melhorou mas mesmo assim ainda falta, já fiz alguns posts fora de Angola e senti a diferença. Já fui mal interpretado por algumas pessoas do movimento, há dias que eu quase não saio, não vejo tv pk estou na net a actualizar as cenas isso pk pra’lem do blog uso outras redes sociais que ajudam na divulgação do blog, quando abri o blog tinha muitos beefs com os colegas porque mesmo depois do expediente eu demorava pra sair do gabinete pk a net do serviço era muito boa e eu aproveitava actualizar boas cenas lá, no tempo do hi5…

7.Como vê a Net desde que começou a ser bloger e agora? Evoluiu ou Estagnou?

Acho que respondi essa pergunta naquela que lhe antecede. A net em Angola já melhorou mas ainda assim falta muita coisa. Acho que muito para além da velocidade, os preços são exorbitantes e deixam-nos tristes…muitos não dão conta pk tem uma capacidade financeira melhor e maior e não usam a net como nós usamos. Eu faço download todos os dias e Upload quase todos os dias…não é fácil. O titulo da mixtape do blog “Persistência Absoluta” 5 Anos veio principalmente por causa das dificuldades grandes que tinha com a internet e não só, mas mesmo assim eu persistia, haviam dias que a nexus tinha crises e ficávamos sem net quase toda manhã ou tarde, foram momentos difíceis…

8.Beefs!! Já teve algum? Ou melhor já foi biffado por um Bloger ou Rapper? O que axas dos Beefs?

Já beefei, já fui beefado. O beef tem de ter uma razão de ser «justa» porque ser só por ser sem fundamento é complicado. Real Talk e Beef as vezes são a mesma coisa e outras vezes não. Como rapper tenho muita vontade de beefar um Mc que apesar de gostar das músicas dele detesto o carácter e esta a me criar dificuldades com a forma dele de ser.

9.Sabemos que tem um Grupo Saqueadores, Qual sãos os Planos que existem para lançamentos de futuras obras?

Saqueadores quase estagnaram. Nesse momento como Projectos particulares fora do grupo tenho projectos como Persistência Absoluta que é a Mixtape do blog, um projecto com dois parceiros “blogs” que brevemente será divulgado e o projecto ligado a Black Ink Label. Como grupo um dos elementos esta quase de fora por incompatibilidade entre a vida fora e dentro do rap (Lilo Mc) e eu e o MeggaSkill estamos a terminar a Mixtape “Negócio, Visão e Midia” que tem três musicas já disponíveis e uma quarta que saíra em Janeiro no Aniversário do blog…no primeiro semestre de 2012 gravaremos também um vídeo que fará parte do Single Saqueadores “Edi & MeggaSkill” intitulado “Força Dupla” ou “Duplo Impakto”.

10.O quê que mais gosta de ouvir?

Eu oiço quase todos os estilos musicais, conheço e entendo bem sobre muito estilo musical, desde a música romântica brasileira, Kuduro, House, Kizomba, Semba, Rap, Soul, R&B; Reggae, Pop e curto muito AfroJazz. Basta a música ser boa pra eu prestar a atenção like Pérola.

11.Mensagens de Natal pro people… Que conselhos deixa a todos que vêm em si um Exemplo a seguir?

Pro pessoal que me segue ou não fica o conselho “Persistência Absoluta”, não esperem tanto reconhecimento pk isso é o que mais demora aparecer e as pessoas as vezes fazem-no por conveniência…principalmente no movimento Hip Hop há muitos falsos, interesseiros, mal agradecidos, invejosos (te boicotam por nada), … bajuladores e muita competição desleal. Pra todos um feliz natal e prospero ano novo!!! Pra ti Louis você já sabe… no nosso primeiro contacto áudio fui eu quem liguei exactamente por sentir muito da força que tens e por alguns minutos recordei quando comecei.

Fonte: www.hiphopangolano.blogspot.com

Categorias: Artigos

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net