Pessoa X Oculos
A empresa americana Ucansi vai lançar um aplicativo que promete melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Chamado de GlassesOff, o app pode reduzir a chamada “idade oftalmológica” em cerca de 10 anos. De acordo com os desenvolvedores, o rejuvenescimento ocular acontece com um treinamento do cérebro para melhorar a qualidade e velocidade de leitura.

Segundo o site DailyMail, o app pode reduzir a necessidade dos famosos óculos de leitura e, para aqueles que ainda não os usam, adiar o dia em que precisarão. Segundo relatórios da revista New Scientist, o GlassesOff diminui pela metade o tempo que a pessoa leva para ler uma página de jornal.

Com o passar dos anos, a visão vai se deteriorando. Um desses problemas que chegam com o tempo é o endurecimento da retina, tornando mais difícil para os olhos focarem em objetos próximos. Com 50 anos, a maioria das pessoas já não consegue ler cardápios, livros ou jornais sem segura-los perto do rosto.

Com essa dificuldade, o cérebro se esforça mais para receber informações, que chegam turvas. É aí que o aplicativo entra, estimulando o cérebro. Nele, uma tela cinza com um circulo branco é mostrada. Uma série de imagens, algumas em branco e outras com linhas, em rápida sucessão, são mostradas em vários pontos da tela. Assim, a pessoa tem de escolher uma das imagens que caem no mesmo lugar do círculo branco.

A Universidade da Califórnia, em Berkley, EUA, iniciou alguns testes com voluntários de 51 anos, em média. Ao participarem de 40 sessões de treinamento, as pessoas tiveram sua “idade oftalmológica” reduzida de 50,5 para 41,9 anos, além de lerem mais facilmente.

O GlassesOff deverá custar 60£ (cerca de R$170), parcela que corresponde aos 3 primeiros meses do treinamento, quando os usuários acessarão o app durante 15 minutos, 3 vezes por semana. Após esse período, o custo cairá e a pessoa fará uma “manutenção” do treino. Inicialmente, o app será lançado somente para smartphones, mas há planos para o lançamento para computadores.

Fonte: www.olhardigital.uol.com.br

Categorias: Tecnologia

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net