Exkal shine é um rapper do movimento Hip-Hop Angolano que muito se destacou em trabalhos underground, mais propriamente em mixtapes e participações em álbuns de carácter independente, ou seja, de artistas e gravadoras independentes.

Foi membro-fundador da Rowm Squad, uma krew formada por jovens da Maianga. Era uma família composta por muitos grupos como: Mistical Mindz(Boy Killa, Blizard e Lizard), WM(Weiser e Master G), For Niggaz(Guardilha & Senseible D, que hoje é conhecido como Kaddaf), Da Rua(também conhecido como Dr.Pam, actualmente Pam), GP e Girinha, e Exkal(que era conhecido por Sr. Enigma).

Foi membro e também um dos fundadores da Infinite Crew, um grupo do circuito underground formado por Shunoz, Cage, Patriarca e Exkal.

Foi também foi um dos integrante do grupo Base Impérvia, onde formava dupla com Pam.

Actualmente um dos fundadores da muito falada Mong Block ou seja o mentor da Mong Block “A Fundação”, um movimento formado e fundado por: Nigga Mop, Golden Mouth, Venon, Exkal Shine, Tuly, Kaddaf e PK. É actualmente CEO da Black Dollar Gang, um novo movimento e grupo…

O Diário” é mais propriamente o testemunho vivo do artista para Angola e para o mundo. Dentro e fora da cultura Hip-ho p,traduzido no estilo mais original da musica rap(Street style ou Estilo de rua), que é apenas o veículo que o mesmo usa para expressar as suas alegrias e tristezas, e partilhar com os amantes de rap e de boa musica, a partir de letras de carácter social forte e rimas combinadas de flows e instrumentais. Exkal trás-nos O Diário como resultado.

Sendo o primeiro trabalho do artista é intitulado O Diário, porque é aonde relata muitas fases e momentos da sua vivência, do dia-a-dia em Angola e da sua passagem pelas diferentes partes do mundo. A convivência com diferentes povos e pessoas, e o enquadramento do ser humano nas diferentes partes do planeta, e a luta pela conquista de um espaço na terra.

Um álbum que vai sair pela MediaCenter, por cortesia da Black Dollar Gang, é a aposta do artista para o ano de 2010. Um álbum que tem vindo a ser trabalhado pelo mundo, em diferentes países, O Diário trás uma vasta linha de produção musical tendo a presença de produtores de renome nacional e internacional, desde angolanos a norte americanos, e trás também a participação de rappers e artistas a nível internacional como sul africanos, moçambicanos, brasileiros, norte americanos e de outros países. Um contributo e uma mais valia para o Hip-Hop angolano, vem para trazer e marcar uma nova era no rap nacional trazendo a novidade, a inovação e a qualidade para os mercados(nacional e internacional), desde a alta qualidade sonora e vídeoclips aos shows e performances…


Exkal ShineO Diário” já na fase promocional e a poucos passos de ser entregue ao publico, directamente do Fundador da Mong Block, temos o seu primeiro single promocional de duas faixas extraídas do tão esperado álbum O Diário. A primeira intitulada “Go Do It” e tem a participação especial de Pam, e a segunda faixa tem como titulo “3 da Manhã”
tem a participação especial de Pachino, um rapper norte americano…
Já com dois vídeos prontos EXKAL trás de volta o street style e o estilo gangsta de representar o Hip-Hop


Deixo aqui para download as duas faixas do single promocional, e como bonús a track “O Don“…


Lista dos Sons:
Exkal ShyneO Don
Exkal Shyne – 3 Da Manhã(Youtube Version)
Exkal ShyneGo Do It Feat Pam(Youtube Version)
Download Mediafire



Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net