Afinal de contas, o que é uma PunchLine? [Por @Cognitivo]

21
rapper

De uns tempos para cá tem havido uma onda imparável de letras com teor “apimentado” e com indirectas directas para outros Rappers (e não só). Essas “linhas” peculiares são denominadas “Punchlines

Muitos poderão até pensar que essa expressão teve origem no “RAP”, mas estão ligeiramente enganados.

Fazendo uma pequena incursão a origem da palavra(na versão americana original).

Punch Line: é a parte final de uma piada ou interpretação(segmento) cómica(o), geralmente essa palavra, frase( ou conjunto de frases) tem a intenção de ser engraçada e de provocar gargalhadas nos ouvintes.

As Punchlines apareceram nos seriados cómicos(lá nas terras do Mr Obama) e foram se propagando devido aos espectáculos de Stand Up comedy(estilo “Levanta-te e Ri”).

Fazendo uma abordagem mais simples e que pode nos levar a aproximação ao significado usado para o RAP: Punch = Soco , Line = Linha(mas isso vocês já sabem).

O facto é que essas linhas eram usadas pelos humoristas para terminar as suas piadas, tendo sempre uma grande dose de ironia, sarcasmo e outras figuras de estilo…

Agora voltando o RAP, as linhas pesadas” têm vindo a aumentar, podemos comprovar em qualquer Beef que circule por ai e até mesmo em músicas de grupos consagrados(falando aqui da Lusofonia). E o sentido já não é apenas humorístico, temos Punchlines de todos os gêneros: para chamar atenção, para demonstrar habilidade, marcar o seu espaço…(e outras tantas formas).

Para finalizar deixo aqui esse exemplo de algumas “Punchlines”:

Hernani da Silva”:
* Segui Ciências para ser engenheiro, mas também faço letras e faço direito…
* Não é por mal, mas podem desistir… Rap tem caneleiras, nunca vai sentir a vossa faltaAbdiel“:
* No mic é a mesma história, não sei o que é derrota…
Tipo o David Beckham todos os dias durmo com a Victoria…”Kadaffi“:
* Há muitos cabrões que não estão no meu alcance…
Este Cão do Tekilla, vou lhe Bob da Rage Sense…

Piracknideo“:
* Pedem para cantar comigo mas trancam a cara quando voco…
sinceramente não sei qual a comichão que eu provoco…

Edu ZP“:
* Sempre que o Big Nelo fala “KARGA” está a se referir a mim!!!

Xtremo Signo“:
* O Kid tem razão cantar convosco já não alinho
Pedem participação, mas parece que um gajo cantou sozinho

Reptile“:
* Se a dama não me curte então só pode ser lésbica

Vui vui“:
* Efeito Man Torras, Todos os dias estou no banco

Tem um monte de punchs por ai, mas as que ocorreram forem estas.

Se quiserem podem escrever um comentário com a Punchline mais “pesada” do Hip Hop da Lusofonia, com o titulo do som e o cantor, depois elegemos a melhor.

Autoria: Cognitivo do blog www.ultracognitivo.blogspot.com

Co-autoria: Cenas!!!

Comentários

comentários

21 COMENTÁRIOS

  1. gramei da cena de explicar o k e punchline. Aqui um punch do Viris(10 anos)…
    por que eu trago o discurso que agiganta a comunidade
    e as rimas sao flores belas que espancam se piedade

  2. Bruno, se deres conta falaste mais ou menos o que está no artigo, mas deixaste aqui dicas interessantes que de alguma forma acrescentam sempre no meu "konwledge"…
    "PunchLines – LINHAS DE PANCADA"

  3. Bem, não estou aqui para enviar mais punchlines, mas sim, para mostrar o conceito mais acertado da palavra "PUNCHLINE(S)", quando o assunto se trata de Rap.
    Como já definido acima, PUNCH=Soco, ou também em outros termos, pode vir a significar "PANCADA". E a palavra LINE(S)=Linha(s), e isso grande parte de nós sabe o que é, senão todos!
    Então, como o Rap é um estilo como características únicas, e para dar mais força, mais gana às estrofes que os líricos MC's escrevem(as tais indirectas à outros), eles(os que adoptaram o termo ao rap) introduziram a palavra PUNCH como a PANCADA, e não, como SOCO, isso porque, PANCADA tinha mais peso, mais força, mais gana na expressão. Depois foi só ligarem esta palavra à outra que é a LINE, que significativamente se referia as linhas de estrofes rimadas(ou não), com um teor fortemente "avassalador". Isto é, cada rapper tinha os seus dotes e os que normalmente eram rivais, usavam seus dotes para criarem PUNCHLINES=LINHAS DE PANCADA. É delas que se criam os falados BEEFS, pois, uma depende de outra, ou seja, sem PunchLines não tens como Beefar alguém, e sem Beefs não tens como ter PunchLines em mãos(líricamente falando). Mas há que saber de uma coisa importante: A PUNCHLINE É QUEM SUSTENTA O BEEF, PORQUE NÃO HÁ E NEM TEM COMO HAVER BEEF SEM PUNCHLINE.
    E o que é mais importante de tudo isso, é que tanto a PunchLine como o Beef, foram criados com o intuíto de "correr na boca do povo", isto é, as pessoas a comentarem dos Beefs de fulano e sicrano, que tem uma PunchLine assada ou estufada, watever…

  4. tenx boas letras nao so Mawfu mx kom fotoshop dexo-a com abuxessos…yah ew xoh mau nenhum muleke me dah massada e a bebes mal komportados eu nao dow leite eu dow masazah…fui add FB..Nicke Adamo Mario Cpm

  5. Veia poetica redijo versos como silvestre sechene,
    E tu oque escreves nao passa de lixo devias estar em hulene…..
    Moz cantores estao mais pra comediantes actores,
    Daqui sao encaminhados ao gungu eu sou um dos mentores….[100 barras]

    FB: Bruno emc o Liricista

  6. “Vendo as minhas músicas, talvez seja um comercial, mas não sou um Under
    porque me considero um músico com visão, e não um Stevie Wonder
    a ideia é lançar o álbum, e vender tantos cds na portaria
    porque Mixtape não dá dinheiro, se desse, também a Patricia Faria”. 2M

  7. Meu rap e um misterio e ninguem cnsegui dsvenda lo,pois e vim t dar um conselho se me verex + respeito palavras do supremo sou o deus do hip hop nao e por mal + tdos Rappers deviam rezar em meu nome talves assim seriam abencoados nexte jogo do hip hop seriam abencoados…

  8. ‘e mais facil exemplificar uma punchline numa batalha de freestyle aonde o objectivo ‘e derrotar o advesario psicologicamente. o pessoal esta a deixar aqui “linhas” fortes e nao propriamente punchiles.

DEIXE UMA RESPOSTA