Soba L está de volta com mais um teste super interessante. Deixando para trás o tema que arrastou-se pela semana toda(Dji VS Kid).

Deixou aqui a sua opinião sobre dois dos nossos maiores RAPPERS(letras maiusclas demostrando respeito como diz o EDU ZP) “Grand L e Keyta Mayanda, e no final deixou uma cena muito engraçada, mas que ilustra bem o que são muitos rappers no nosso Hip Hop. Gostei muito da cena.

Mais uma vez, valeu Soba…

A intervenção social multi-sectorial, é sem sombras de dúvidas, uma das missões mais nobres dos “Rappers”. As obras discográficas nascidas no contexto desta cultura hermética “Hip Hop” retratam sempre o meio social onde o artista que as produziu se encontra inserido, logo os “Mcs” são agentes transformadores do meio social.A personalidade, genialidade, Instrução e visão condicionam e influem na obra de um artista, esses factores influem no seu trabalho, ou seja, quando estamos perante uma obra artística, é como estivesse-mos em contacto directo com o artista que á produziu.Os “Mcs” trazem discursos nas suas músicas, onde de uma forma estruturada e fundamentada, procuram sempre analisar, refletir e projectar os dramas do nosso quotidiano com o objectivo de abrir os corações, e provocar as mudanças necessárias.Angola é um País com um número de “Rappers” bastante elevado, deparamo-nos diariamente, ano após ano com vários “Rappers”, alguns novos, outros nem por isso, cada um com o seu discurso, sobre as nossas virtudes, vícios, ambições, frustrações, sonhos
Paixões e medos.Entretanto, nem todos possuem as mesmas habilidades e capacidades, nem todos possuem o mesmo olhar clínico sobre os nossos dramas sociais. Existem centenas que continuam a olhar para a nossa sociedade, de forma vertical e nunca horizontal, outros insistem em ver a floresta mais ignorando as árvores, e outros ainda decidiram fazer psique-análise, falando de coisas desconhecidas ou sobre as quais não têm um conhecimento de causa.

O quadro, até agora analisado, altera-se substancialmente quando entram em acção

Keita Mayanda e Leonardo Wawuti. Estes 2 “Rappers” são por mim, o expoente máximo de uma reportagem excepcional sobre os nossos dramas sociais. L e Mayanda são do meu ponto de vista, os mais proeminentes repórteres musicais, em relação aos aspectos circundantes das nossas virtudes, vícios, ambições, frustrações, sonhos, paixões e medos.

L e Mayanda, brindam-nos nos seus discursos, com uma análise psicológica e sociológica acima da média, sobre o nosso panorama sócio-cultural. Uma análise que leva-nos a compreender a construção ideológica e espiritual da nossa sociedade. São análises feitas com elevação, acuidade e acima de tudo conhecimento de causa.

Esta dupla procura nos seus discursos e reportagens, fazer-nos entender os efeitos nocivos deste excesso de materialismo, nos nossos valores culturais e relações sociais, mas de uma forma terapêutica, onde procuram sempre resgatar a nossa espiritualidade , como forma de manter a essência e integridade.

São vários os “Rappers” angolanos que de forma cuidada e sistemática ,fazem excelentes reportagens, contudo, limitam-se apenas a analisar os efeitos dos problemas, esquecendo as causas por detrás desses efeitos, e para analisar-se as causas, é necessário um análise profunda sobre o “Homem” , como agente causador dos efeitos, estudar a sua alma e não apenas o físico e o material.

L e Mayanda, são “gurus” no que toca á análise psico-sociológica do nosso meio social. Representam um estágio elevado da cultura “Hip Hop” , Um estágio caracterizado pelo facto do “Mc” apresentar-se com um verdadeiro artista, como um “Homem” que produz verdadeiras obras de arte. Obras discográficas com uma musicalidade extraordinária e complementadas com uma composição lírica bastante rigorosa didácticos.

L e Mayanda, estão á anos luz, do tipo de “Rap comum” das “correntes”, “bonés”, “punch lines” ,” muros” e “assobios”. Esta dupla brinda-nos nas suas obras, um “Rap científico”, adulto e maduro, traz-nos verdadeiras narrativas, poemas épicos memoráveis e intemporais.

O nosso movimento “Hip Hop” visto do ponto de vista futebolístico, apresenta-se com muitos “Messis”,” Kaka”s e “Ronaldos” , “Torres” e “Drogbas , todos eles excelentes jogadores sem sombras de dúvida. Que são conhecidos não só pelo talento, mais também pela vida algo excêntrica e aparatosa.

L e Mayanda, representam o outro estágio do futebol, dos super jogadores talentosos e no anonimato, pois não são reconhecidos, por não caírem facilmente nas graças dos mais destraidos, tais como, “Andreas Pirlo” e “Iniesta”.

L e Mayanda, são 2 figuras incontornáveis do nosso movimento “Hip Hop” que apesar de serem muitas vezes negligenciados pelos amantes desta cultura, representam para mim, o estágio mais avançado do “Rap Nacional”. O estágio onde o “Mc” é um Artista e faz música como uma verdadeira Obra de Arte.

Por isso agradeço desde já, á esta dupla pelos excelentes momentos musicais que nos têm proporcionado nas suas obras discográficas, e desejar-lhes bastante sorte e muitos sucesso nesta mercado complexo e “sui generis”

Ilustrarei o Nosso Movimento “Hip Hop”, em forma de uma pequena equipe de futebol, onde farei uma analogia entre o “Mc” e um “Jogador” á nível do Talento, e Tempo De Rap.

Futebol Club Poético – FCP
1- Cfk – Theo Walcott2- Kool Klever – Alessandro Del Piero3- Leonardo Wawuti – Xavi4- Keita Mayanda – Iniesta

5- Mck – Luís Figo

6- Jd – Lebo Lebo

7- Phater Mack – Trezeguet

8- Bob Da Rage Sense – Ronaldo Fenómeno

9- Cage One – Job

10- Big Nelo – Akwa


São muitos e muitos Mcs, no nosso Mercado, depois, num Segundo texto, tentarei de forma mais exaustiva e conclusiva falar desta analogia, entre o rap e o futebol.

Lenny aka Soba L
Jurista
Geração D´ouro Do Xangongo
Fonte: www.sobalismo.blogspot.com


Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net