Pessoal trago-vos aqui mais um post “especial“, desta vez com nada mais nada menos que Valete.

Faz muito tempo que me têm pedido que post os álbuns dele, mas como havia lido na entrevista que ele deu ao blog da Andreia(CurtoCircuitoBlog), uma reclamação dele quanto a isso, decidi antes de posta-los, pedir a devida autorização.

Confesso que foi bem mais fácil do que eu pensava, pois sendo o Valete, achei que fosse acontecer o mesmo que acontece com muitos rappers que mando solicitações e nunca respondem(dão um monte de voltas).

Não havia mencionado aqui, mas Valete no seu blog no myspace, tem recomendado alguns blogs e sites de Hip Hop, e na última lista mencionou o CenasQueCurto, e deu um certo destaque, algo que me deixou muito feliz.
Desde já agradeço a ele pela consideração…

Preparei aqui uma “pequena” biografia do Valete. Misturei a biografia oficial dele a uma que achei na internet, pois achei as duas muito interessantes, e o resultado vocês poderão conferir mais abaixo. Quem quiser ler a biografia oficial apenas, basta acessar o myspace do Valete que listei no final do post…

Coloquei também os álbuns(como já havia comentado), e o link de um site onde podem encontrar várias letras do Valete.

E como não poderia faltar, deixei para o final alguns vídeos do Valete, e outras montagens feitas por fãs, que eu tenho visto a um bom tempo, e que achei muito interessantes.

Destaque para a montagem feita com o som “Fim da Ditadura“. Esse foi o som que me fez se render ao Valete . É que dificilmente vemos rappers falarem desse tipo de cenas, e com a garra que ele falou….

Biografia

De Benfica para Arroja, voltando a Benfica, depois mudando-se para a Amora e finalmente fixando-se na Damaia, Valete sempre foi um adolescente de moradia incerta, e talvez isso é que lhe tenha dado a desenvolvida capacidade de observação das zonas suburbanas.
Enquanto jovem, sempre sereno e introvertido, decidiu desabafar e expressar-se criativamente através do rap.

Começou em 97 e com Adamastor formou o Canal 115. Nesse mesmo ano e ainda com 16 anos começou a ser convidado para as mixtapes lançadas por Dj’s como Bomberjack e Cruzfader. Rodou com Canal 115 durante 2 anos em vários concertos pelo país, até que fez um interregno para se dedicar mais aos estudos.

Em 2002 regressa com o álbum Educação Visual. Mesmo com propostas de algumas editoras, decide lançar de forma independente para poder gerir e conduzir o álbum à sua maneira. Valete que antes deste álbum era mais conhecido como um freestyleiro e battle mc, pôde mostrar em Educação Visual uma linha de rap consciente e educativo que muitos não conheciam. Com rimas elaboradas cheias de metáforas refinadas e duplos sentidos, Educação Visual trouxe para o Hip Hop tuga um liricista de nobre distinção.

Trotskista assumido, Valete é um humanista convicto que nas suas rimas manifestam-se contra a futilidade materialista, o consumismo e a exploração capitalista. Sempre versátil na escrita, podemos vê-lo como um repórter, um punchliner, um storyteller, um político revolucionário ou um poeta sentimentalista.

Em 2004 pela Horizontal, saiu a colectânea Poesia Urbana vol 1, Valete fez o som chamado “Fim Da Ditadura”. Sentiu que foi um som que teve muito impacto, inclusive pessoas muito distantes do HipHop, falavam-lhe desse som, e de como
aquela música os tinha tocado. E

sses elogios deixavam-lhe cada vez mais confiante, começou então a acreditar mesmo que fazer rap, era quase como uma missão. Devia isso às pessoas que o seguiam.


Em 2006, saiu o seu segundo álbum “Serviço Público”, o álbum teve um impacto bem para além da esfera do HipHop. Foi eleito pelos leitores do Blitz como uns dos 10 melhores álbuns de toda a música portuguesa em 2006, e foi também considerado por várias publicações como uma referência da música de intervenção em Portugal. O videoclip Anti-Herói teve 4 meses no top 20 dos videoclips mais votados da MTV, e sons como o “Roleta Russa” andavam na boca de toda a gente. Com o “Serviço Público” percebeu mesmo que não era um mc só para “HipHoppers”. Senti mesmo que tinha esse dom para fazer rap comunicativo e para chegar com facilidade a todas as pessoas.


Está agora a trabalhar no seu 3º álbum. Ele diz será quase como um início porque nesta altura se sente na sua melhor forma de sempre, e quer mostrar ás pessoas toda a sua versatilidade no rap. Depois do álbum, virão concertos, e mais projectos ligados à Horizontal. Acreditem , agora é mesmo um só caminho


Discografia

* CD “Educação Visual” (Setembro/2002)
CD “Serviço Público” (Outubro/2006)


Download Sharex

Download Mediafire




Download Mediafire

Download Sharex

Download Usaupload

Contactos e outras cenas:

MySpace Oficial:
MySpace.Com/Valete115

Hi5 Oficial:
Valete Hi5

Horizontal Records:
HorizontalRecods.Com

Letras dos sons do Valete:
Letras de músicas

VídeoGrafia

A Noite

Antí-Herói

Nossos Tempos

Revelação

Fim da ditadura

FreeStyle

Edição n°97 de Álbuns Para Baixar…

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net