Aqui está uma novidade que muito me agrada, pois apesar das fonte dúvidosas da Wiki, sou um grande usuário dela.
Poderá deste forma tornar-se mais completa, evitando que tenhamos que liga-la sempre ao Youtube.

“Em breve, os usuários do Wikipedia terão ferramentas para publicar, editar e assistir vídeos.

Segundo Erick Moller, diretor da Fundação Wikimedia, o serviço não tem data de lançamento, mas em breve estará disponível. Agora, especula-se qual será o formato de vídeo adotado pela Wikipedia e como ele resolverá a briga dos codecs no mundo dos browsers.

Ainda não há nada definido, mas tudo indica que a enciclopédia da web adote o Ogg Theora que, por enquanto, só roda no Firefox, mas em breve deve funcionar também com os navegadores Chrome e Opera.

O Ogg Theora é um codec de código aberto que faz download, remixa e publica vídeos sem taxas de licença. O problema é que muitos programas de vídeo vêm com um codec diferente, o H.264, com apoio da Microsoft, Apple e Google.

A história do vídeo na web já percorreu uma longa jornada desde os primeiros formatos e padrões. Pioneiros como o Macromedia (hoje Adobe) com seu formato Flash e a Apple, com seu padrão Quick Time, ajudaram a construir o caminho para que negócios baseados em codecs mais atuais sejam um sucesso. A grande questão agora é se um codec de código aberto vai pegar. E se a Wikipedia pode influenciar nisso.”

Fonte: InfoAbril

Categorias: Tecnologia

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net