Verbal
Photobucket

Verbal leva-nos numa viagem onde, através de palavras e um estilo muito próprio, desfilam vivências, amores, saudades e filosofias. Oriundo de Angola e residente em Portugal desde 1997, a viagem e toda a sua envolvência é o conceito do seu primeiro álbum em nome próprio.

Possuidor de voz e tom algo reminiscente do estilo “roots”, tão próprio da soul de outros tempos, todo o seu disco é construído musicalmente em redor dessa base. A intimidade transmitida pela sua música e espalhada pela sua voz, cruza-se com um lirismo profundo e bem alicerçado, onde as suas influências africanas encaixam de forma precisa, formando um bloco. Bloco este, no qual a assinatura de Verbal, o Produtor, bem como a dos restantes MCs, Cantores e Produtores convidados, não é inocente.

Após alguns anos de natural aprendizagem com os sempre importantes projectos iniciais, foi a partir de 2002 que o artista até há bem pouco conhecido como J’ Verbal D, intensificou a sua actividade tornando-a cada vez mais profícua e visível. Em 2002 participa no álbum “Guerrilheiros do Hip Hop” dos Guardiões do Movimento Sagrado, na Colectânea “Hip Hop – Arte de Rua Vol.1′‘ onde se inicia na produção, no EP de Verídico, ”Konvicção” e ainda, na Compilação “Onjango Identidade Elaborada”.
Um ano mais tarde faz parte de um projecto que compila vários artistas intitulado ”Ideologia Negra” colectânea essa em que produz maioritariamente as faixas e deixa a sua marca como MC. Em 2004 participa como produtor no álbum de Chullage, ”Rapensar” e no álbum de PM, ”Espirito Africano” .

Viagem Verbal é um disco que, em si próprio, foi uma viagem com gravações em estúdio e longos períodos de pausa como escala até à descolagem final, no início de 2005, com o convite da Matarroa para a gravação do oitavo disco da editora no New Max Records Studio.
Um disco surpreendente, sólido e totalmente independente, como nós gostamos.


Lista de Sons:
01. Descolagem
02. Sim-ples-mente
03. Males, Guerras e Loucuras
04. Breve Retrato
05. Auto-Determinação
06. Linguagem do Coração
07. Formato Skebelai
08. Geratriz
09. Geração Dourada
10. Abre Espaço
11. Aiuwé Ngolé
12. Eu Preciso
13. Viagem Verbal
14. Nada a Declarar

Download Image Cenas

Fonte do Texto: CDGO.Com

Edição n°56 de Álbuns para baixar…

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net