Assunto que dá muito o que falar no mundo todo. Constantemente os beatmakers e produtores são chamados de plagiadores.

Mando esse post, para tentar mostrar ao pessoal a diferença entre um plágio e um sample, passando a descrição dos dois…

Não editei este post para crucificar ou defender algum producer, mas para tentar dar uma outra visão sobre esses conceitos…

Gostaria muito que mandassem a vossa opinião sobre esse assunto, comentando alguns beats ou produtores ANGOLANOS.

Fazendo isso pelo CBOX ou me mandando por e-mail, porque se possível, iria colocar aqui no blog num próximo post.


[email protected]

Sample

Photobucket

Existem várias definições para Sample

… São trechos “roubados” de outras músicas e usados como base para outras produções.

… O Sample é parte essencial da cultura electrónica.

Samples são sons pré-gravados. Um sample, ou “amostra”, é uma pequena gravação de um som original de instrumentos acústicos ou não, reais ou não…

Explica-lo é função importantíssima já que seu conhecimento é essencial para o melhor entendimento do ritmo que tanto amamos.

Teoricamente a técnica da sampleagem é o ato de se extrair de uma gravação algum trecho da construção musical e utiliza-la para a construção de uma nova música. Em parte ou em seu todo. Trocando em miúdos, quando você ouve uma música que possui um trecho de uma outra música que você conhece o artista se utilizou de um sample.

Dificil entender o sample sem exemplos dele. Para reforçar a importância desse ponto chave da musica electrónica, aqui vão alguns exemplos de samples altamente utilizados, juntamente com uma música que os samplearam é claro.

The Winstons – Amen Brother (sample da bateria, mais ou menos no 1:14 minuto)

Shy Fx – Original Nuttah (assim como praticamente toda a cultura hip hop… vide Nas, Eazy-E, Wu-Tang Clan, Racionais Mc´s e etc.)

Gilberto Gil – Realce (sample do vocal) – Dj Marky & XRS – Highlights

Jean Knight – Mr Big Stuff (Base da música) – Thaíde & Dj Hum – Sr. Tempo Bom

James Brown é o artista com o maior número de músicas sampleadas no mundo…

Plagio

Photobucket

Plágio significa copiar, imitar (obra alheia), apresentar como seu o trabalho intelectual de outra pessoa.

Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.

… Reproduzir apenas partes de um texto ou música, sem citar sua fonte é plágio.

Se houver citação, porém incompleta, representa apenas uma irregularidade, um descumprimento das normas de citações e referências bibliográficas.

No acto de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

  • O que caracteriza o plágio?

    Segundo o dicionário Aurélio, plágio é “Assinar ou apresentar como seu, a obra artística ou científica de outrem”. A etimologia da palavra ilustra claramente seu significado na nossa profissão: vem do grego (através do latim) plagios, que significa “trapaceiro”, “obliquo”. Um som reconhecível, mesmo dentro de outro, mesmo alterado, editado ou digitalizado, apresentado de forma reconhecível, é considerado como plágio, e seus direitos podem ser requeridos pelo legítimo autor a qualquer tempo. A este tipo de violação de Direitos cabe o ressarcimento financeiro pela publicação não autorizada, 100% (ou mais) a título de multa, e outro montante por danos morais.

A Lei de Direitos Autorais 9.610/98 (do Brasil) estabelece que reproduzir integralmente um texto, mesmo indicando a fonte, mas sem a autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais.

Na nossa maneira de ver se alguém acha interessante copiar ou imitar um trabalho é porque está lhe atribuindo importância o que prova que o trabalho ao menos atinge algum objetivo de qualidade. É pena, porém que alguns demonstrem falta de ética copiando literalmente o trabalho de outros sem citar a fonte o que significa uma incapacidade de produzir conhecimento próprio. Reconhecemos essas pessoas por reprodutores de conhecimento, difusores de idéias (alheias) mas carecedores de valores e princípios éticos, pois a citação é importante e deve ser sempre observada.

Existindo citação, ou seja, a menção da fonte não seria razoável a punição legal.

Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especialmente no caso de trabalhos académicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica.



Leiam também o artigo que fala sobre Plágio Criativo clicando aqui.

Para fechar fiquem com alguns vídeos “Making Beats“…

Para verem mais vídeos, é só cairem pro Youtube que lá tem aos montes…



Mandar as fontes desse post fica complicado, pois pesquisei em vários sites, como: Wikipedia, Eletro Musica Brasil e muitos mais…

Categorias: Hip Hop

Cenas Que Curto

CEO do site CenasQueCurto.Net